Quantcast
Eventos

O papel dos técnicos de prótese dentária na estética dentária

O papel dos técnicos de prótese dentária na estética dentária

Com o tema “Smile Makeover: In & Out” como destaque, as Conferências Saúde Oral abordaram a estética dentária, nomeadamente o papel dos técnicos de prótese dentária no fluxo de trabalho das clínicas dentárias. Pedro Brito, técnico de prótese dentária e docente na Cooperativa de Ensino Superior Ega Moniz, demonstrou a importância destes profissionais.

Pedro Brito começou por falar do seu percurso profissional e por defender a equipa com quem trabalha. “No laboratório temos quatro objetivos em que nos baseamos: a questão da morfologia (que é aquilo que mais me apaixona), da cor ou do valor da cor, o estado do brilho e, por fim, a definição de estética.” A base do seu trabalho passa por “imitar cada vez mais a natureza”. Existem dois caminhos: o lado objetivo – que tem sempre de existir em medicina dentária – e o subjetivo – que permite conferir alguma criatividade. As perspetivas clínicas e laboratoriais andam lado a lado e, no conjunto, a equipa de trabalho tem muita relevância com todos os profissionais a fazerem a sua parte e a participarem ativamente em todo o processo.

 

Para o técnico de prótese dentária, a principal filosofia do trabalho em laboratório é tentar encontrar a harmonia e tudo passa por um planeamento que, em tempos, era executado de forma analógica. Atualmente, com as tecnologias digitais, este processo de trabalho é diferente. “Continuamos a ter duas diretrizes no que respeita à questão do planeamento: com mais ou menos espessura.”

Na parte de confeção propriamente dita, os técnicos de prótese dentária acabam por basear-se na estratificação da própria cerâmica baseado naquilo que acontece na natureza. Nos últimos dez minutos da sua apresentação, Pedro Brito demonstrou alguns casos práticos (Antes / Depois) desde que a pessoa entra na “clínica e sai feliz com a autoestima recuperada”. Demonstrou ainda que a paixão por tudo o que fazemos é o que realmente faz a diferença além da habilidade manual e da capacidade de pensar bem os casos.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?