Medicina Dentária

Reveladas novas diretrizes para limpeza e manutenção de próteses dentárias

Reveladas novas diretrizes para limpeza e manutenção de próteses dentárias

Foram recentemente apresentadas novas diretrizes globais para limpeza e manutenção de próteses dentárias. De acordo com a Dental Tribune, o documento foi desenvolvido por especialistas da Bélgica, Japão, Holanda, Suíça e Reino Unido, nomeadamente a Oral Health Foundation e o King’s College London, e vem responder à necessidade de criar “recomendações claras e fiáveis” para os utilizadores de próteses dentárias.

Os especialistas analisaram toda a literatura científica já publicada sobre o tema e sugerem os hábitos de higiene e de saúde oral que consideram ser os mais importantes para uma manutenção e limpeza adequadas das próteses dentárias.

Entre as medidas aconselhadas estão, por exemplo, a imersão diária das próteses dentárias numa solução/produto adequada para esse efeito ou a remoção das próteses dentárias removíveis durante a noite.

Nigel Carter, CEO da Oral Health Foundation e um dos envolvidos no desenvolvimento destas diretrizes, sublinha que “as nossas descobertas mostram que as pessoas que usam próteses dentárias utilizam diversas formas para as limpar. Isto vai desde o sabonete e água até às pastas de dentes, branqueadores e outros produtos comerciais. Com a quantidade de diferentes recomendações/diretrizes existentes isto não é uma surpresa e era preciso ser ‘resolvido’”.