Quantcast
Tecnologia

Plataforma digital vende brackets personalizados

brackets

A LightForce Orthodontics, uma plataforma digital de medicina dentária sediada na região de Cambridge, em Boston, fornece brackets totalmente personalizáveis, através da impressão 3D, aos médicos dentistas.

De acordo com o Dental Tribune, estes brackets são os primeiros do género a aparecer no mercado e pretendem reduzir as visitas dos pacientes ao médico dentista e a duração do tratamento ortodôntico. A empresa lançou o projeto LightForce este ano, após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com o fundador da empresa, Alfred Griffin, o objetivo da LightForce é fornecer tratamento para a má oclusão, que é tão individual como cada paciente. “Os lábios, as mandíbulas, os dentes e o sorriso de uma pessoa são individuais e é importante personalizar as ferramentas que têm impacto no seu rosto”, explicou Griffin ao Dental Tribune.

Para dar início a este tratamento, o médico dentista tem de enviar um raio-X dos dentes do paciente e um plano de tratamento aos técnicos da empresa, que depois vão criar brackets e tabuleiros personalizados.

O sistema utiliza material cerâmico destinado à impressão 3D, mas que é virtualmente idêntico àquele que é usado nos brackets por injeção.

O fundador da empresa disse ao Dental Tribune que “os médicos têm controlo total sobre todos os aspetos do plano de tratamento e que podem utilizar uma interface simples baseada na cloud para fazer ajustes e aprovações”.

Alfred Griffin explicou também que o software LightPlan gera arquivos de brackets que são impressos na fábrica da LightForce em Cambridge. Os brackets são entregues no consultório de medicina dentária cerca de um mês depois.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?