Adesivos dentários

Oral Health Foundation lança novas diretrizes para próteses dentárias

A Fundação para a Saúde Oral (Oral Health Foundation) publicou, no final de junho, um conjunto de novas diretrizes científicas para a utilização de adesivos protésicos. O objetivo é combater as dúvidas causadas pela falta de um guia fidedigno para os utilizadores de próteses dentárias completas, que muitas vezes se questionam sobre a correta aplicação dos adesivos que seguram os seus “dentes”.

O documento, intitulado Guidelines for the Use of Denture Adhesives and their benefits for Oral and General Health, foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por peritos académicos, e reforça o papel dos adesivos dentários no posicionamento correto e sensação de encaixe das próteses.

“As provas são claras; usar um adesivo pode trazer benefícios aos pacientes com próteses que encaixam melhor em termos de função, confiança e conforto”, disse Nigel Carter, diretor-geral da Oral Health Foundation.

Dada a tendência global de envelhecimento, o grupo foi criado para responder aos números crescentes de utilizadores de próteses dentárias. Até 2050, estima-se que dois mil milhões de pessoas terão 60 ou mais anos de idade – o que representa 16% da população mundial –, o triplo de pessoas neste grupo etário comparativamente a 2010.

Sumariamente, os utilizadores de próteses dentárias devem:

– Assegurar-se que a sua prótese está limpa e seca. Colocar uma pequena quantidade de adesivo dentário na prótese (uma vez por dia).

– Colocar a prótese dentária na boca e fechá-la firmemente durante alguns segundos. Se o adesivo escorrer, é porque a quantidade de adesivo colocado foi excessiva. Remova o adesivo excedente e não o engula. Não ingerir líquidos ou comida durante cinco minutos.

– Antes de dormir, retire a sua prótese. Limpe a dentadura e o interior da sua boca para remover qualquer vestígio de adesivo.

– Marque consultas regulares com o seu médico dentista para verificar o estado da sua prótese e boca.