Quantcast
Empresas

“Somos a única empresa de implantes cerâmicos que oferece a personalização do próprio implante”

A Zircon Medical Management AG é uma empresa de dispositivos médicos que atua na área da implantologia. Entrou no mercado português há cerca de um ano e tem verificado recetividade por parte das clínicas. Em entrevista exclusiva à SAÚDE ORAL, a gestora de território, Maria João Navarro, perspetiva o futuro, que passa por continuar a divulgar, junto dos médicos dentistas, o sistema de implantes cerâmicos Patent.

Em que consiste a Zircon Medical AG, em que mercado atua e qual é a missão da empresa?

A Zircon Medical Management AG (www.mypatent.com) é uma empresa de dispositivos médicos que impulsiona inovações em implantologia dentária, mais propriamente no setor cerâmico, e coloca as necessidades de pacientes e médicos dentistas no centro do desenvolvimento.  A missão da Zircon Medical Management é disponibilizar aos profissionais de medicina dentária, e seus pacientes, soluções de substituição dentária que sustentem o bem-estar, a estética natural e a longevidade, sempre com um grande suporte na evidência científica. Exemplo, é o nosso sistema de implantes cerâmicos Patent™ que foi desenvolvido com o intuito de melhorar a tecnologia de implantes dentários existente e reduzir a complexidade.

Fale-me do percurso da empresa no estrangeiro.

Em 2004, foi criada uma pequena empresa tecnológica na Baviera, Alemanha, com a aspiração de melhorar ainda mais a eficácia a longo prazo da implantologia dentária, utilizando os materiais e as técnicas mais recentes e biologicamente mais sólidas. Com o seu processo de produção próprio e combinado com o seu design biomimético, nasceu o sistema de implantes cerâmicos Patent™. Em 2006 recebeu a certificação CE bem como a patente do seu processo de produção. O implante de duas peças foi lançado três anos depois, em 2009.

Em 2011, concluímos o desenvolvimento do software que permite aos médicos dentistas a personalização destes implantes. Em 2014, foi publicado o estudo retrospetivo da Universidade de Groningen, seguido, em 2017, por um estudo prospetivo pela Universidade de Dusseldorf. Ambos os estudos documentam taxas de sucesso de mais de 96%.

Em 2019, a Zircon Medical Management AG, com a sua sede em Zurique, na Suíça, adquiriu a tecnologia Patent™, inspirada pelo seu bem-sucedido “proof of concept” de mais de dez anos e tendo já uma base leal de clínicos altamente satisfeitos espalhados por diversos países na Europa, decidiu tomar o salto comercial e expandir para outros mercados.

Há quanto tempo chegou a Portugal?

Segundo trimestre de 2020.

Quantas pessoas fazem parte da equipa cá em Portugal?

Neste momento e dentro das características pandémicas que estamos a viver, há apenas um responsável pela marca em Portugal − que sou eu −, mas conto sempre com o suporte diário e incansável de uma equipa com mais 25 profissionais que estão a trabalhar na sede, em Zurique. Ao longo deste ano, e de acordo com o crescimento da marca, iremos aumentar o número de profissionais em território nacional, incluindo Madeira e Açores.

A Zircon atua na área da implantologia, dos implantes dentários. Que características têm estes implantes?

O sistema de implantes Patent é composto por dois componentes: um implante “tissue-level” em zircónia (Y-TZP) e um post de fibra de vidro. Este sistema combina uma fase cirúrgica simplificada com uma restauração protética que imita a odontologia tradicional de coroa e ponte eliminando a necessidade de instrumentos e componentes adicionais.

De que forma se diferenciam dos restantes?

A Zircon Medical aplica um processo de produção patenteado que resulta numa superfície única, significativamente mais rugosa, hidrofílica, osteocondutora e sem microfissuras induzidas pelo processo. Está comprovado cientificamente que estes implantes conseguem uma previsibilidade de osteointegração ao mesmo nível que os implantes de titânio. Por outro lado, somos a única empresa de sistema de implantes cerâmicos que oferece ao médico dentista um serviço de personalização do próprio implante. Há ainda a acrescentar que a vertente protética é muito simples, pois é muito semelhante ao processo de restauração de dentes endodonciados. Neste caso, realiza-se o talhe do post de fibra de vidro em boca pelo médico dentista ou no laboratório, pelo técnico de prótese. Estes dois tipos de workflow podem também reduzir o número de visitas para este tratamento.

O médico dentista precisa apenas de ter o implante, o post (que já vem incluído na embalagem do implante) e o kit cirúrgico para usar este sistema. Não necessita de ter qualquer outro componente, acessório ou instrumento, ou seja, com este novo tratamento há uma redução significativa do inventário protético.

Quais são os principais benefícios da zircónica?

Os implantes em zircónia apresentam vários benefícios, começando pelo mais evidente, a cor, neste caso branca, que fazem com que em termos estéticos sejam superiores aos de titânio.  A segunda e grande vantagem é a baixa afinidade que este material apresenta à placa bacteriana o que faz com que haja uma redução significativa de processos inflamatórios como a mucosite e processos mais graves como a peri-implantite. Assim poderemos garantir uma maior probabilidade na longevidade destes implantes.

Este material consegue promover uma excelente integração dos tecidos moles ao redor dos implantes pois a forma como o tecido gengival se comporta à volta dos implantes de zircónia é mais mimético, mais semelhante à forma como este tecido se comporta ao redor dos dentes naturais.

Como está a correr a entrada da empresa no mercado português? Como tem sido a receção por parte das clínicas dentárias?

O balanço é positivo apesar de todos os desafios colocados pela pandemia que tem influenciado a entrada no mercado português, devido às constantes restrições e confinamentos. Esta pandemia não permite a realização de congressos que é a forma mais rápida e evidente de dar a conhecer a marca ao maior número de médicos, mas acreditamos que a partir de maio poderemos retomar esta atividade. Continuamos a trabalhar para apresentar a empresa e o sistema, sendo que a reação por parte dos clínicos tem sido muito positiva.

A Zircon Medical, durante muito tempo, dedicou os seus recursos − e continua a dedicar − realizando projetos de investigação com universidades de referência para conseguir fornecer provas científicas de eficácia e resistência a longo prazo e, neste momento, podemos oferecer aos nossos médicos dentistas e aos seus pacientes uma prova sólida de sucesso.

O sistema Patent™ é uma solução que não pretende substituir completamente os sistemas de implantes de titânio, mas sim uma solução adicional, um complemento no portefólio que o médico dentista apresenta diariamente aos seus pacientes na sua clínica.

Mais, nos últimos anos tem havido um aumento no número de discussões e conversas realizadas entre profissionais de saúde sobre a zircónia enquanto material alternativo na área da implantologia dentária bem como uma procura crescente, por parte dos próprios pacientes, de alternativas mais estéticas, funcionais e “livres de metal”. Os médicos dentistas portugueses estão muito atentos a estas novas tendências. Estas são também razões porque as clínicas estão a ser tão recetivas.

Quais são os próximos passos e objetivos para o futuro?

Neste momento, o principal objetivo é divulgar a Patent, a nossa solução de implantes cerâmicos fornecendo toda a informação e formação que o implantologista/médico dentista necessita para ficar totalmente esclarecido e, desta forma, poder apresentar no seu dia-a-dia mais uma solução de excelência ao seu paciente.

Este processo baseia-se numa relação de parceria/consultoria com o cliente, de forma muito personalizada, através de várias atividades. Só assim o médico dentista pode confiar numa marca que faz parte de uma empresa sólida, uma empresa que se preocupa com as necessidades dos pacientes e trabalha para criar uma forte ligação entre os pacientes e os profissionais de medicina dentária. Queremos que a Patent seja uma primeira escolha de implantes cerâmicos por parte dos médicos dentistas e pacientes.

Fale-me do seu cargo e do seu dia-a-dia na empresa.

Enquanto representante e responsável pela marca adapto a estratégia global da empresa ao mercado português. Os nossos médicos dentistas são excelentes profissionais e muito especializados, com um profundo conhecimento das mais recentes inovações e das técnicas que mais se adequam à sua prática clínica. Nesse sentido, o meu trabalho baseia-se na divulgação das nossas soluções junto dos médicos dentistas, delineação de projetos de marketing nacional, gestão e consultoria e ainda contato regular com KOLs nacionais. Mais importante de tudo, é garantir que desde o primeiro dia, o médico dentista sabe que com a Zircon há uma relação de confiança, pois a empresa garante um serviço completo e eficaz que contribui para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Como caracteriza a evolução da implantologia em Portugal?

A evolução da implantologia em Portugal tem estado sempre a par dos países mais desenvolvidos. Como disse anteriormente, os médicos dentistas portugueses são dos melhores do mundo, muitíssimo bem formados, sempre ávidos em conhecer as soluções mais recentes, as novas técnicas, em ter formações específicas para garantir dar a melhor resposta aos seus pacientes, sem nunca esquecer a evidência científica de cada inovação. Por isso é que vemos um número crescente de estrangeiros a quererem realizar os seus tratamentos de implantologia e reabilitação em Portugal com os nossos médicos. Assim também se explica que cada vez mais médicos dentistas portugueses sejam convidados a realizar palestras e conferências em congressos internacionais.

Em relação à medicina dentária, os dentistas portugueses continuam na vanguarda e têm mostrado que merecem ser integrados no Sistema Nacional de Saúde, creio que todos podemos ganhar, mas em particular a sociedade que necessita de ter cuidados dentários, mas cujo acesso é limitado devido a condições sociais e económicas. A saúde oral deve estar na agenda mediática e deve ser uma preocupação política.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?