Quantcast
Clínicas Dentárias

“Os grandes grupos já têm licenciamento radiológico feito”, declara presidente da Incisivos

“Os grandes grupos já têm licenciamento radiológico feito”, alerta o presidente da Incisivos, que promove um webinar sobre o licenciamento.

“Os grandes grupos da medicina dentária já têm licenciamento radiológico feito, assim como as unidades hospitalares de maior dimensão”, alerta o presidente da Incisivos – Associação dos Empresários da Medicina Dentária, Miguel Martins. Em comunicado, a Incisivos afirma que, apesar disso, a maioria das clínicas dentárias portuguesas está vulnerável às pesadas multas por falta de licenciamento radiológico, decorrente da lei de 2018. De forma a auxiliar as clínicas, a associação vai promover um webinar, na próxima quinta-feira, 29 de abril, com início às 10h da manhã (inscrições em rb.gy/ybbktl).

“Garantimos a presença de vários especialistas da APA, que irão esclarecer o licenciamento radiológico e responder a perguntas. É fundamental entender o processo para saber o que está realmente em causa, ajudando as clínicas a retomar a legalidade o mais depressa possível”, declara a associação.

Opinião da Incisivos

Na opinião da associação, as milhares de micro e pequenas clínicas debatem-se com constrangimentos para ultrapassar o problema: “Além da dificuldade em compreender o complexo processo de licenciamento, caso queiram resolvê-lo pela própria mão, estão também manietadas no pedido de auxílio”, notou Miguel Martins. “Isto porque as poucas empresas que prestam serviços nesta área têm listas de espera superiores a seis meses e cobram preços onde os índices de especulação são inaceitáveis”, explicou.

A associação lembra que, respondendo ao pedido de auxílio de muitos dos sócios, avançou há vários meses com uma task force “para salvar as clínicas das consequências da falta de licenciamento radiológico”. “Estamos em colaboração permanente com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que tem mostrado sempre vontade de tornar o processo acessível a todos. Por isso, avançámos soluções claras para facilitar o processo de regularização. Acima de tudo, queremos libertar as clínicas de sofrerem consequências que podem conduzir ao fecho da porta e perda de carteira profissional”, explica a Incisivos.

Recorde-se que a Incisivos foi oficializada a 29 de dezembro de 2020.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?