“O Desafio da Medicina Dentária Interdisciplinar” é o mote da XXXII Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra (RAMDEC) que reúne, a 24 e 25 de março, um vasto painel de conferencistas nacionais e internacionais para debater questões ligadas à Periodontologia, Endodontia, Implantologia e outras disciplinas. O evento decorre no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).
Professor e presidente da Comissão Organizadora da XXXII RAMDEC, Orlando Martins partilha que “a prática clínica em Medicina Dentária é algo que tende a desenvolver-se através de uma profunda integração de várias disciplinas, as quais são muitas vezes fundamentais à resolução de casos que requerem cruzamento com outras áreas do conhecimento e especialização”, pode ler-se em nota enviada à Saúde Oral.
“A Medicina Dentária é focada no doente e este não apresenta patologias ‘estanques’. Um doente periodontal deve ser avaliado pela oclusão e muitas vezes reabilitado pela Prostodontia ou Implantologia”, aponta.
Além do programa científico principal, os trabalhos incluem a apresentação de casos clínicos, projetos de investigação e revisão que concorrem ao Prémio Prof. Doutor João Luís Maló de Abreu.
O encontro abrange ainda um programa de cursos hands-on, que decorrem entre 21 e 23 de março, onde os médicos dentistas, estomatologistas, alunos de Medicina Dentária e médicos internos de Estomatologia têm a possibilidade de contactar com técnicas, materiais e procedimentos com elevada aplicabilidade na prática clínica diária.