Quantcast
Médicos Dentistas

Médico dentista português vence Prémio International Innovation & Excellence Awards 2021

Fernando Duarte foi o vencedor do Prémio International Innovation & Excellence Awards 2021. Nesta entrevista, fala do significado do prémio.

Fernando Duarte, médico dentista e diretor clínico da Clitrofa, foi recentemente anunciado vencedor do Prémio International Innovation & Excellence Awards 2021 na categoria International Businesses & Professionals, como Personalidade do Ano na área da medicina dentária. Na seguinte entrevista, Fernando Duarte, fala do significado deste prémio para a sua vida profissional e da importância da sua ligação ao mercado médico-dentário estrangeiro.

Já não é a primeira vez que é galardoado por mérito e reconhecimento do seu trabalho. Que importância têm estes prémios na sua carreira?

Em 2019, tinha sido galardoado com o Prémio Português de Valor, num evento anual que é organizado pela Lusopress − organização sediada em Paris que visa reconhecer e galardoar os portugueses que se destacam nas diversas áreas de atividade profissional, pelo contributo demonstrado em prol das comunidades portuguesas no mundo.

Este prémio foi de uma importância imensurável uma vez que é atribuído pela comunidade portuguesa espalhada pelo mundo. Quem já foi emigrante compreende estes sentimentos de portugalidade e saudade de forma singular.

Todos os prémios são importantes, fruto de muito trabalho, dedicação, perseverança e espírito de equipa; funcionam como peças douradas de um puzzle que é a carreira de cada profissional.

No entanto, eu sou essencialmente um líder de equipa, que tem como lema que “o impossível só demora mais cinco minutos”, habituado a não desistir, crente por convicção, doentiamente organizado e pontual. A minha função resume-se a mostrar que os projetos são possíveis e criar condições para que os mesmos floresçam, depois todo o mérito é da equipa.

A sua carreira tem sido pautada pelas parcerias e relações estreitas com os mercados estrangeiros. Que importância têm estas ligações?

Quem nos conhece sabe que privilegiamos sempre o entendimento, o consenso e a pluralidade como vias de crescimento. Com este tipo de convicções só poderíamos apostar em parcerias e relações estreitas com os mercados estrangeiros.

A criação de uma plataforma de investigação com protocolos de colaboração e desenvolvimento tecnológico com empresas de reconhecido prestígio no mercado médico-dentário, tem ajudado na sustentação e internacionalização do projeto Clitrofa.

A visualização do projeto tem sido potenciada pela Clitrofa Education Academy que ministra cursos e residências clínicas para outros profissionais de saúde (médicos dentistas, assistentes dentárias e técnicos de prótese dentária) no sentido de partilhar e aperfeiçoar protocolos de trabalho. Este tipo de formação tem tido recetividade nacional e internacional levando á criação de um programa de formação contínua anual.

Como caracteriza o setor da medicina dentária em Portugal comparativamente com a realidade internacional?

A medicina dentária portuguesa está num momento de grande dinâmica, superação e recuperação em função deste flagelo que foi a pandemia.

Os profissionais portugueses, além de uma formação técnica e académica intrínseca á sua formação de base, adquiriram conhecimentos em áreas tão díspares como a economia, gestão, marketing, publicidade, arquitetura, engenharia civil e informática.

Esta intensidade da profissão criou verdadeiros empreendedores que, quer a título individual ou integrados em projetos coletivos, acabam por ser verdadeiros sobreviventes, colocando Portugal num patamar extremamente elevado quando comparado com a realidade internacional.

Recentemente foi anunciado vencedor do Prémio International Innovation & Excellence Awards 2021 na categoria International Businesses & Professionals, como Personalidade do Ano na área da medicina dentária. Que significado tem este prémio para a sua vida profissional?

Este Prémio instituído pela Corporate LiveWire, organização sediada em Londres, visa distinguir personalidades e projetos cuja inovação, conhecimento, profissionalismo e qualidade de serviço se tenham destacado a nível nacional e internacional.

A candidatura a este prémio assentou nas seguintes premissas: a) A criação do conceito de hospital dentário; b) Alternativa completa no tratamento de pacientes especiais; c) O desenvolvimento de condições para turismo de saúde médico-dentário; d) A formação nacional e internacional para profissionais da área; e) A implementação de uma plataforma de investigação; e f) O acompanhamento personalizado de cada paciente.

Destaca-se ainda neste prémio a avaliação da vertente empresarial, condição imprescindível para a sustentação económica de qualquer projeto.

Do ponto de vista profissional este prémio permite-nos um contacto direto e privilegiado com novas empresas cujos interesses e objetivos assentem numa base comum e que poderão potenciar ainda mais o nosso projeto internacional.

A Clitrofa conta com uma área de 3600m2 divididos em quatro áreas de intervenção: Clínica, Unidade Cirúrgica com Anestesia Geral, Dental Lab e Education Academy. A construção de dois blocos operatórios (um para anestesia geral e outro para anestesia local e sedação), um recobro com capacidade para seis pacientes e uma Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos para dois pacientes, permitiu aumentar a capacidade de resposta nesta área para o atendimento de pacientes especiais, assim como catapultar o turismo médico nacional e internacional.

Num mundo cada vez mais global ficamos expostos a uma maior visibilidade por um segmento de pacientes internacionais aos quais de outra forma não conseguiríamos aceder.

De que forma considera que o seu trabalho se tem destacado do ponto de vista internacional?

Em termos internacionais temos estado envolvidos nas áreas da formação pós-graduada, participando como orador convidado em conferências/palestras e ministrando cursos práticos de relevo científico. Esta colaboração tem tido origem diversa, seja relacionada com instituições de ensino universitário, hospitais, empresas do setor e/ou organizações privadas de formação. Numa fase pré-pandemia presencialmente e atualmente de forma virtual.

Outra das áreas em que o nosso trabalho se tem destacado são os projetos que envolvem desenvolvimento de novos produtos.

Exemplos recentemente concluídos são a criação de um novo contra ângulo para a cirurgia de Implantes Zigomáticos em parceria com a NSK-Japão. Visando elevar a qualidade do instrumental disponível para a execução deste tipo de intervenção cirúrgica, este equipamento apresenta uma angulação específica que otimiza o acesso ao osso zigomático e melhora substancialmente a visibilidade. Possuí um sistema de irrigação externa que arrefece eficientemente a zona de tratamento e a broca, um sistema vedante único para prevenir a entrada de contaminantes no instrumento e um tratamento de superfície da peça que permitem um melhor reprocessamento. Esta versatilidade confere uma mais-valia para as diferentes abordagens intraoperatórias e posicionamento dos implantes zigomáticos na arcada maxilar. Foi produzido e catalogado com a referência: CA Zigomático SGX-E20R e possuí distribuição à escala mundial.

Outro projeto finalizado foi o desenvolvimento de um novo implante zigomático com a companhia S.I.N.-Implant System – Brasil. Trata-se de um Implante com várias alterações estruturais nomeadamente: corpo intermédio sem espiras, superfície com duplo ataque ácido nas regiões apical e cervical, cabeça angulada de 45º, diâmetro apical de Ø3.85mm, diâmetro cervical de Ø4.5mm e diâmetro do corpo de Ø3.10mm.

Quais são os seus projetos para o futuro?

Os nossos projetos passam inicialmente pela consolidação das parcerias estabelecidas e término das ações em curso.

A ampliação da plataforma e centro de investigação para desenvolvimento tecnológico na área médico-dentária, com incorporação de novas áreas de colaboração como a engenharia biomédica e a engenharia de sistemas.

Por fim, o aumento do número de parcerias em termos de formação com criação e participação de programas de formação em múltiplos países, com objetivo de otimizar produtos, técnicas e protocolos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?