Quantcast
Saúde Oral

Malo Clinic lembra dúvidas de saúde oral que surgem durante a gravidez

A médica dentista na Malo Clinic Lisboa, Mariana Nunes, recorda cinco dúvidas de saúde oral que costumam surgir durante a gravidez.

No âmbito do Dia da Mãe, que se comemora a 2 de maio, a médica dentista na Malo Clinic Lisboa, Mariana Nunes, recorda cinco dúvidas de saúde oral que costumam surgir durante a gravidez:

A gravidez enfraquece os dentes? – “Não, os minerais presentes na estrutura dos dentes da mãe são estáveis e como tal não podem ser resgatados pela corrente sanguínea durante a gravidez.”

As grávidas estão mais sujeitas ao aparecimento de problemas? – “Devido às hormonas existe uma redução do ph na boca, criando um ambiente mais ácido e consequentemente mais propício ao desenvolvimento de bactérias. Por outro lado, os hábitos alimentares sofrem muitas vezes alterações, aumentando a frequência na ingestão e por vezes quantidade de hidratos de carbono. Por esta razão, poderão surgir ou agravar problemas nos dentes e gengivas.”

Como gerir dores de dentes durante o período de gestação? –  A responsável da Malo Clinic lembra a importância dos médicos dentistas em despistaram eventuais tratamentos necessários quando uma mulher revela a intenção de engravidar, de forma a reduzir assim a probabilidade de situações de urgência durante a gravidez.

Pode fazer-se qualquer tipo de tratamento dentário durante a gravidez? – Mariana Nunes recorda que deverá ser o médico dentista a decidir se é necessário algum tratamento, sendo aconselhável adiar os não urgentes.

Complicações na saúde oral podem ter influência no bebé? – “Estudos têm demonstrado que mulheres com problemas gengivais têm uma maior propensão para ter partos prematuros e dar à luz bebés com baixo peso”, lembra a médica dentista.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?