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Instagram em 2021 – Conheça as nossas dicas para fazer crescer a sua marca!

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O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do planeta, sendo usada tanto por pessoas, como por empresas.

Atualmente, as redes sociais permitem que uma pessoa esteja ligada 24 horas por dia, pois basta um telemóvel moderno para facilmente aceder a conteúdos e novidades. Por isso, as empresas tomaram de assalto o Instagram (e outras redes sociais), pois sabem que podem chegar a muita gente por essa via.

A maior parte das empresas com ambição servem as redes sociais e servem-se delas, nomeadamente do Instagram. As empresas apostam no Instagram com o objetivo de fomentar o seu crescimento e prosperidade, mas sabem que para se destacar nesta rede social é necessária uma estratégia profissional, pois é um universo bastante competitivo. Por isso, reunimos algumas dicas para ajudar a sua empresa / marca a crescer nesta rede.

Conheça o seu público alvo e solucione os seus problemas

Conheça a sua audiência e planifique a melhor forma de produzir conteúdos que se revelem úteis para o público, que lhes resolvam determinados problemas. Pode recorrer às ferramentas grátis de análise, oferecidas pelo Facebook, pelo Google ou pelo Instagram, para saber exatamente quem é que está a consumir o seu, quem está a clicar as suas ligações e quem está a comprar o seu produto!

Combinando esta análise do seu público, com uma análise da competição e tendo uma base criativa própria da marca, poderá começar a criar conteúdo espectacular!

Responda às questões do seu público. Use ferramentas e plataformas como o quora Quora ou o  planeador de Palavras-Chave do Google para traçar o seu plano.

Aposta no storytelling

Contar histórias é uma das principais ferramentas das pessoas para se conectarem e criar relações! Aprendemos, rimo-nos e conectamo-nos trocando histórias.

O storytelling é uma estratégia de comunicação que permite que uma empresa se possa mostrar mais próxima do consumidor, revelando mais de si, da sua personalidade e da trajectória criada para a marca. 

Na Constant Circle trabalhamos com vários clientes da área da saúde dentária. Nestes casos temos a oportunidade de investir em vários conteúdos de Storytelling. Apresentar um paciente, porque necessitou de tratamento, como correu o seu tratamento, e como se sente com um novo sorriso após o tratamento, por exemplo, ou apresentar os vários médicos da clínica – quem são, porque escolheram medicina dentária e quem são fora da clínica. Estes são conteúdos muito interessantes para os seguidores.

O Instagram é a plataforma certa para a criação das Stories. Estas permitem criar maior empatia com as pessoas, revelando a identidade, a missão e os valores da marca.

Invista em stories

Os stories são uma das grandes tendências no Instagram! Conteúdo de 24 horas que desaparece, dá a oportunidade de o seguidor ver o mundo da marca de uma forma mais íntima, com menos layers de produção. Ver stories já é mais fácil do que ver as publicações. O utilizador nem precisa de tocar no telemóvel – a story passa automaticamente.

Contudo, nos Stories é preciso ser diferente e original para se destacar da concorrência, devendo promover o entretenimento e a informação, através da identidade própria da empresa. Uma boa narrativa e uma forma de comunicar distinta, permite manter o público fiel ao conteúdo publicado.

A nossa recomendação é criar conteúdos variados, mas sempre com base na identidade da sua marca. Stories de vídeo, imagem, pergunta, informativas e pessoais são todas excelentes formas de criar uma maior relação, fazer evoluir a marca e conseguir mais vendas.

Existem vários softwares e websites que os podem ajudar com a criação deste conteúdo. Alguns dos nossos preferidos são o  Canva Adobe Sparke o  Mojo. Saiba mais sobre estas aplicações no nosso artigo – Content Marketing!

Crie uma estratégia de hashtags

Saber escolher as hashtags corretas permite criar uma ligação com os seguidores atuais e permite a conquista de novos seguidores no Instagram. Tornar os seguidores existentes em “advogados da marca” deve ser um objetivo das marcas, pois estes contribuem para o aumento dos seguidores.

As hashtags relevantes nas redes sociais facilitam os pontos de encontro, levando novos públicos até à sua marca. As hashtags corretas asseguram grande exposição. Hashtags que descrevem o que é a sua marca e que façam a ligação àquilo que o público está a procurar no Instagram.

Existem Hashtags de tendências / Hashtags populares / Hashtags de localização, entre outras, que representam abordagens diferentes com resultados distintos. Para encontrar hashtags relevantes e valiosas para a sua marca, use ferramentas, como o Webstagram.

Observe a concorrência

Conhecer a concorrência é sensato. Perceber o que procurar e as dúvidas que têm e as questões que não estão a ser respondidas são pontos que podem ser usados a favor da sua marca. 

Assim, é importante identificar bem quais são os seus concorrentes (locais e não só). Vá ao encontro de utilizadores mais ativos, que permaneçam na rede social, que tenham o uso do Instagram como um hábito ou um vício, pois os outros desaparecem. Interaja com os utilizadores dos concorrentes, envolva-se, revelando um lado mais pessoal, mais humano da marca. Faça questões envolventes e aprofundadas e siga-os, mostrando que se preocupa com eles. Mesmo os que se revelam descontentes, podem ser reconquistados.

Uma foto ou um vídeo que foi postado com expectativas elevadas, mas que não chamou muito à atenção podem ser aproveitados para um comentário estratégico, deixando um elogio genuíno que cairá bem. Seguir as pessoas que estão na sua lista é uma estratégia importante que leva a que muitas pessoas repitam o comportamento, seguindo a marca. Porém, não o faça com toda a gente.

Procure por pessoas que tenham interesse no seu conteúdo, que gostem da sua marca. Ao fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade às pessoas, está a contribuir para criar uma audiência fiel.

Conhecimento da concorrência

É importante conhecer o que o público-alvo pretende para que possa apresentar conteúdo pertinente, que seja acolhido de imediato. Publicar conteúdos de forma aleatória, ao acaso, como tentativa de adivinhar o que resulta, simplesmente não funciona. Pode acontecer ter um ou outro conteúdo de sucesso, mas não se revela uma estratégia sensata a médio ou a longo prazo.

Conhecer os conteúdos dos concorrentes pode ajudar a definir os seus conteúdos. Saber o que eles publicam regularmente e perceber quais são as pérolas que eles partilham é importante. Saber quais são os conteúdos que têm atraído mais atenção é recolher informações que podem ser usadas a favor da sua marca.

Faça questões acerca da concorrência e encontre a resposta a essas questões. Eles têm mais sucesso com fotos de produtos ou com fotos com destaque para um elemento humano? A concorrência usa regularmente o Instagram Stories? Quais são as hashtags que os concorrentes estão a colocar? As suas publicações são respostas a que tipo de perguntas?

Conhecimento dos seguidores

Os seguidores de uma marca são defensores dessa marca. Por isso, a melhor forma de determinar qual o conteúdo a criar é fazer com que os seguidores atuais lhe indiquem o que pretendem, o que estão a gostar de ver e o que não estão a gostar. 

Também é importante saber o que eles procuram e não encontram nas suas publicações. O contributo deles pode ser a chave para fomentar substancialmente o crescimento orgânico da sua empresa.

Crie um estilo próprio

Definir um estilo único para a sua marca é algo essencial para a marca superar a sua concorrência, adotando uma linguagem que se encontre devidamente alinhada com o negócio ou com o produto da marca.

Assim, a linguagem pode ser formal ou informal, desde que seja coerente com o posicionamento da empresa. A escolha das hashtags ajuda a promover um padrão de imagem que pode ser seguido nas publicações. Tudo o que possa ajudar a definir o estilo e a identidade da marca no Instagram deve ser usado.

Ligue-se aos seus seguidores

No Instagram, o relacionamento é tudo! Por isso, a forma como interage com o seu público pode fazer toda a diferença.

Se conseguir responder aos comentários das pessoas, reagir às fotos dos seus clientes ou seguir as suas contas, está a criar proximidade e lealdade. É um sinal de respeito responder às questões dos clientes, algo que será compensado com lealdade.

Passe a sua conta para uma conta de negócios

Criar a conta business (Instagram business account) permite às empresas fazer um uso mais profissional do Instagram, tornando a criação de perfis mais empresariais, com posts patrocinados e métricas. 

Esta ferramenta é muito valiosa para as empresas, pois permite às marcas um conhecimento maior e mais aprofundado sobre os seus seguidores (havendo um uso de dados como: género, idade, localização ou até o horário em que acedem à página e os dias em que o fazem). Informação muito relevante que pode (e deve!) ser usada a favor da marca / empresa.

Outras vantagens de um perfil empresarial são: a possibilidade dos seguidores clicarem no botão de contacto diretamente da sua página do Instagram, entrando em contacto rapidamente. Um perfil de negócios permite ainda que possa criar e publicar anúncios do Instagram, sem ter que recorrer às ferramentas de publicidade do Facebook.

As ferramentas de análise do Instagram, fornecem estatísticas sobre as impressões e o alcance das publicações, gerando informação preciosa. Assim, os benefícios gratuitos desbloqueados pelo perfil de negócios devem ser usados para conhecer métricas que permitem um maior entendimento do público.

Use as ferramentas de marketing do Instagram (grátis e preciosas!)

Existem diversas ferramentas de marketing que ajudam a procurar vencer a concorrência no Instagram. Muitas delas são gratuitas. São ferramentas que ajudam com estatísticas, informações relevantes e impressões que elevam o seu perfil de negócios a outro nível.

É possível fazer uma análise dos dados demográficos dos seguidores da marca, nomeadamente: idade, género, localização e horário em que o utilizador se encontra mais ativo. Os insights do Instagram podem ser generalizados ou podem ser específicos, sobre determinadas postagens da semana, revelando impressões conseguidas com essas postagens.

Há ferramentas gratuitas cujo valor (utilidade) não têm preço, pois podem ser usadas para obter um conhecimento mais aprofundado sobre os utilizadores e como eles estão a interagir com o seu conteúdo, algo que permite que se ajustem os conteúdos às suas necessidades, melhorando os resultados.

Crie anúncios

Criar anúncios patrocinados no Instagram é algo comum para uma marca que pretenda superar a concorrência na plataforma. Eles podem ser controlados, definindo um orçamento de publicidade, para se investir exatamente o que se deseja gastar com eles. Também pode apenas criar um anúncio patrocinado ou optar por vários anúncios com o recurso de carrossel.

Assim, as marcas podem promover as fotos com qualquer pessoa que se encaixe no perfil do seu público-alvo, algo que permite aumentar o seu alcance. Mesmo as postagens existentes podem ser transformadas em anúncios patrocinados. É sensato publicar simultaneamente várias postagens destinadas a públicos diferentes.

Procura um parceiro para ter uma página de Instagram de sucesso?

Por vezes, para se ter maior sucesso no Instagram, convém saber recorrer aos serviços de uma equipa que conte com verdadeiros especialistas em redes sociais. 

Uma empresa como a Constant Circle pode ser o parceiro de que precisa, pois, por ser altamente qualificado na área do Marketing Digital, irá garantir que tenha o sucesso que pretende nesta rede social ou noutra. Entre em contacto connosco!

*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.

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