Investigação

Dieta à base de plantas pode ajudar a diminuir gengivite

Dieta à base de plantas pode ajudar a diminuir gengivite

Uma dieta à base de plantas enriquecida com ácidos gordos como o ómega 3 e vitamina D pode ajudar a reduzir a inflamação gengival de forma natural. A conclusão é de um estudo recentemente publicado que recomenda aos profissionais de medicina dentária que avaliem os hábitos alimentares dos seus pacientes com gengivite, oferecendo recomendações alimentares para além da terapia habitual para a doença periodontal.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores realizaram um estudo clínico com 30 pacientes que foram divididos, de forma aleatória, por um grupo experimental e por um grupo de controlo. O grupo experimental foi submetido a uma dieta baixa em hidratos de carbono processados e proteínas animais e rica em ómega 3, vitamina C, vitamina D, antioxidantes e fibras durante quatro semanas. O grupo de controlo, por outro lado, manteve a sua dieta. Por outro lado, durante o estudo, todos os participantes deixaram de usar fio dentário.

Posteriormente, parâmetros periodontais como os valores de placa subgengival e sangramento gengival foram analisados, com os resultados a indicarem que, apesar de não existirem diferenças nos valores de placa subgengival entre os grupos, o grupo experimental registou uma significativa redução de sangramento gengival.

Conheça o estudo em detalhe aqui.