- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Congresso SPEMD: Um evento para todos os profissionais de saúde oral

Por norma, o Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD [1]) não é dedicado apenas a uma única temática. A sua força reside na multidisciplinariedade de assuntos abordados. “Este é um congresso que se pauta pela transversalidade dos temas abordados procurando, em cada edição, proporcionar aos colegas o estado da arte da medicina dentária/estomatologia com palestras apresentadas por oradores nacionais e internacionais de renome”, explica Pedro Mesquita, presidente da SPEMD. “A grande aposta passa pela abordagem de temas clínicos, com benefício claro para o dia-a-dia dos colegas, assim como temas de investigação”.

Além da transversalidade dos temas, a organização aposta na abrangência procurando fazer deste um “congresso para todos os profissionais de saúde oral. Assim, além da vertente destinada aos médicos dentistas/médicos estomatologistas, mantemos o programa específico para as assistentes dentárias e a reunião dos higienistas orais, com um programa próprio organizado pela Associação Portuguesa de Higienistas Orais”. Também os técnicos laboratoriais de prótese dentária encontram palestras com interesse na sua área de ação.

Um novo espaço

Na 37ª edição, o Congresso da SPEMD muda-se para o Centro de Congressos do Convento de S. Francisco. Uma alteração que se prende com as dimensões do próprio evento. “Este é um congresso de referência no panorama nacional desde há muitos anos. E durante muitos anos foi mesmo o único grande congresso da área em Portugal. Hoje em dia é seguramente um dos mais importantes, aguardado ano após ano com expetativas elevadas por grande número de colegas devido ao excelente programa científico que habitualmente o caracteriza. E este ano parece-me não fugir à regra”, revela Pedro Mesquita.

convento2

“Sendo um congresso que tem uma dimensão considerável, quer ao nível dos participantes, quer dos expositores, exige espaços com condições particulares. Até este ano, o congresso era organizado nos Auditórios do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, local que já apresentava limitações consideráveis. Com a recente inauguração do novo Centro de Congressos, que alia a modernidade de um Centro de Congressos ao histórico Convento S. Francisco passamos a ter condições excelentes em Coimbra que irão valorizar o congresso da mais antiga Sociedade Científica Médica, em atividade, na Península Ibérica”.

Cursos pré-congresso

Como já vem sendo hábito nos eventos de medicina dentária, antes do congresso arrancar vão realizar-se vários cursos para aprofundar conhecimentos. “Temos constatado nos últimos anos que os colegas procuram cursos mais específicos, preferencialmente do tipo Hands on em que podem usufruir dos conhecimentos teóricos ministrados por especialistas na matéria, num ambiente de maior proximidade, uma vez que são cursos destinados a um número restrito de colegas, e podem treinar em modelos os conhecimentos adquiridos. Assim criámos oito cursos, cinco deles destinados a médicos dentistas/médicos estomatologistas e três a assistentes dentários, que abordam temáticas tão diferentes como a pesquisa bibliográfica em medicina dentária ou a fotografia e o plasma enriquecido em fibrina, por exemplo”.

Razões de sobra para não perder este evento: “pelo local – quer a cidade, quer o próprio espaço do Convento, o elevado nível científico de um programa caracterizado pela transversalidade das temáticas abordadas, permitindo aos colegas num mesmo espaço aprofundar conhecimentos em diferentes vertentes da medicina dentária/estomatológica e o custo de inscrição, que considero bastante acessível para uma formação de altíssima qualidade”.

 

Outros motivos de interesse

Além do programa principal, o Congresso SPEMD vai ser palco de outras iniciativas:

– Cursos pré-congresso

– Fórum de investigação

– Fórum de Cariologia

– Curso de Assistentes Dentárias

– Reunião APHO

– Apresentações científicas a concurso ao Prémio Congresso 2017, com mais de 150 posteres aceites