Quantcast
OMD

OMD e Ordem dos Fisioterapeutas discutem futuro das profissões

A Ordem dos Médicos Dentistas e a CIMVDL vão debater nova agenda para a saúde oral no pós-pandemia, no Dia Mundial da Saúde Oral. OMD OMD TV

A interligação entre a medicina dentária e a fisioterapia foi o ponto de partida da reunião entre a Ordem dos Fisioterapeutas (OF), representada pelo bastonário António Lopes e o respetivo vice-presidente, Nuno Cordeiro, e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), representada pelo bastonário Miguel Pavão.

A OMD explica, num artigo do seu site, que o papel do médico dentista em termos de prescrição de terapias de fisioterapia e a relação das duas áreas no âmbito da disfunção temporomandibular e da terapia do sono foram algumas das questões abordadas na reunião.

 

O bastonário da OMD aproveitou para salientar que estas áreas estão a ganhar relevo na prática clínica e apresentou o projeto da Ordem para a definição das competências setoriais.

Outras das temáticas foi o reconhecimento das profissões. A evolução da presença dos médicos dentistas no SNS foi um dos pontos identificados por Miguel Pavão, assim como as dificuldades com que a classe se depara, nomeadamente as recusas das seguradoras e de comparticipações do Estado relativamente às intervenções médico-dentárias. “Um problema que é comum à fisioterapia”, nota a OMD.

 

A Ordem dos Fisioterapeutas foi criada a 30 de setembro de 2019, pelo que na reunião foram discutidas possibilidades de colaboração que permitam à organização estruturar a sua atividade e gestão.

 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?