Quantcast
Eventos

Webinar aborda novos protocolos de higiene na medicina dentária

UE adia aplicação do novo Regulamento Europeu de Dispositivos Médicos por um ano

Para os dentistas e respetivas equipas, a convivência com o SARS-CoV-2 implica a adoção de um conjunto de novos protocolos de higiene mais exigentes que ajudarão a reduzir as infeções e a tornar as clínicas dentárias mais seguras.

Para debater essa questão, na terça-feira, dia 23 de junho, Lorenzo Breschi, professor da Universidade de Bolonha, em Itália, vai organizar um webinar gratuito que vai ter como foco a incorporação destes novos protocolos de higiene na prática clínica, bem como a orientação dos pacientes sobre a importância de um regime de cuidados dentários domiciliários.

O webinar de Breschi pretende oferecer uma visão geral de como retomar a prática da medicina dentária com protocolos de higiene de “última geração”, para que possam prestar os cuidados orais da forma mais segura e consistente possível.

“Sempre que há uma mudança importante, precisamos de nos adaptar e lidar conscienciosamente com ela. Neste momento, é difícil compreender se esta será uma situação permanente, pelo que é necessário manter-se informado e agir de acordo com as últimas orientações”, explicou Breschi, citado pelo Dental Tribune International.

“Agora, mais do que nunca, como dentistas, temos de prestar atenção a todos os protocolos de higiene e cumpri-los da forma mais escrupulosa possível. A adaptação a estes protocolos de higiene não será fácil para as equipas dentárias no início, mas devemos fazer todo o esforço necessário, não só para o bem dos nossos pacientes, mas também para a saúde de toda a comunidade”, sublinhou.

Mas não são apenas os dentistas e as suas equipas que precisam de se adaptar, o mesmo acontece com os pacientes. Segundo Breschi, os dentistas devem aconselhá-los sobre protocolos de higiene em casa, como a utilização de colutórios antibacterianos, o que ajudará a tornar a prática da medicina dentária mais segura.

“Este é um período em que a prevenção da saúde oral se reveste de uma importância fundamental. A melhoria da higiene oral dos pacientes reduzirá a necessidade de procedimentos dentários longos e complexos, que poderão aumentar o risco de contaminação cruzada. Por esta razão, acredito que a implementação da rotina normal de higiene oral, com colutórios bucais, poderia ser um procedimento eficaz para melhorar a saúde oral”, explicou.

O webinar intitulado “The importance of hygiene protocols in clinical practice in the post pandemic era” decorrerá na terça-feira, 23 de Junho, e os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas sobre o tema, além de receberem um crédito de educação contínua por responder a um questionário após a palestra.

A inscrição no site do Dental Tribune Study Club é gratuita.