Saúde oral

Usar o computador excessivamente pode ter impacto na saúde oral

Usar o computador excessivamente pode ter impacto na saúde oral

Um estudo polaco recentemente publicado revela que três ou mais horas de utilização do computador é o suficiente para colocar a saúde oral dos adolescentes em risco. De acordo com os investigadores, quanto mais tempo se passa em frente ao computador, menor a probabilidade de lavar os dentes, usar fio dentário ou ir ao dentista, o que tem impacto na saúde oral.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores realizaram um inquérito a 1611 jovens com 18 anos para compreender os seus comportamentos e atitudes em relação à saúde e para recolher dados socioeconómicos. Os resultados mostram que os jovens que mais tempo passam em frente ao computador são também aqueles que estão em maior risco de desenvolver problemas de saúde oral.

Em declarações à publicação Dental Tribune, Jacek Tomczyk, investigador que liderou o estudo, explica que estes resultados demonstram que “existe uma associação clara entre a utilização do computador e a saúde oral. O nosso estudo prova que os jovens que estão frequentemente ao computador têm maus hábitos alimentares e hábitos de higiene oral pobres, o que influencia a sua saúde oral”.

Conheça o estudo e a metodologia usada aqui.