Evento

“Foi um orgulho ter a ‘nata’ de Espanha em Portugal”

O Lisbon Meeting do Best Quality Dental Centers (BQDC) decorreu a 24 e 25 de junho no Instituto de Implantologia. Enquanto o primeiro dia foi mais dedicado à atualidade do BQDC, no segundo dia foram privilegiadas as novas tecnologias digitais, nomeadamente a OZ Display, a 3 Shape Implant studio, a 3 Shape – real view – DSD 3D e o CAD-CAM, cujas apresentações tiveram a cargo do departamento de cirurgia e reabilitação do Instituto de Implantologia.

David Braz, membro da equipa de cirurgia/reabilitação oral de João Caramês, apresentou o software OZ Display aplicado a um ecrã táctil que permite integrar numa única plataforma os exames complementares realizados, fotografias e toda a iconografia que permita comunicar com os pacientes de um modo mais eficiente.

Já a apresentação de André Chen, pós-graduado em cirurgia oral pela FMDUL e em reabilitação oral pela NYU, permitiu a demonstração de uma tecnologia que integra o scanner intra-oral da cavidade em formato 3D com a tecnologia CBCT, possibilitando deste modo e num único software realizar o desenho de guias cirúrgicas. Desta forma permitirá uma cirurgia proteticamente guiada, auxiliando os clínicos a realizar as cirurgias implantares e regenerativas de um modo mais previsível, oferecendo aos seus pacientes um serviço mais eficiente e
rápido.

O Lisbon Meeting fechou com Wiebe Derksen, co-autor do atual 5th ITI-Consensus Review on Computer Guided Surgery, cuja experiência e pesquisa está centrada no workflow digital, tecnologia cad/cam, scanners intra-orais e cirurgia guiada.

Em declarações à SAÚDE ORAL João Caramês, diretor-clínico do Instituto de Implantologia, explicou que o projeto surgiu em Espanha, há cinco anos, de “uma necessidade de partilhar conhecimento no sentido de privilegiar a qualidade e combater um pouco a rede de clínicas em Espanha, que é muito agressiva, que fazem baixar a qualidade pelo preço”.

Face ao evento, o balanço foi “positivo”, dado que “tivemos um grupo formado por pessoas das 34 clínicas que pertencem ao BQDC ao nível da Península Ibérica e que são lideradas por referências. Daí que foi um orgulho ter a ‘nata’ de Espanha em Portugal”.