SNS

Um consultório de medicina dentária por cada município: a meta do Governo para 2020

Um consultório de medicina dentária por cada município: a meta do Governo para 2020

O Governo quer ter pelo menos um consultório de medicina dentária, no SNS, em cada município do país até ao primeiro semestre de 2020. De acordo com o jornal Público, a implementação desta estratégia arranca esta terça-feira (18 de setembro) com a assinatura de um protocolo de colaboração com 65 autarquias, no âmbito do evento ‘Saúde Oral para Todos’.

Em 2016, quando foi lançado o projeto-piloto de integração de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde, eram 13 os centros de saúde que contavam com consultas de medicina dentária. Este ano, o número deverá atingir os 92, prevendo-se que em 2019 suba já para 210. Em 2020, data em que o Executivo estima ter um médico dentista por município, o número será de 289.

De acordo com o Ministério da Saúde, estas consultas de medicina dentária estão, para já, apenas disponíveis para cidadãos com problemas graves e com carências económicas, prevendo-se a possibilidade de realização de procedimentos como extrações, obturações e desvitalizações de dentes.