Saúde Oral

Suplementação de vitamina D durante a gravidez pode melhorar saúde oral na infância

Suplementação de vitamina D durante a gravidez pode melhorar saúde oral na infância

A suplementação de vitamina D no terceiro trimestre de gravidez pode ter impacto na saúde oral das crianças durante a infância. A conclusão consta de um estudo publicado na revista científica JAMA Pediatrics, que demonstra uma redução da probabilidade de “problemas no esmalte” nos filhos das mulheres que tomaram suplementos de vitamina D.

Pia Elisabeth Nørrisgaard, uma das autoras do estudo, explica que “os problemas no esmalte dentário são um problema de saúde global que afetam cerca de um terço das crianças em idade escolar. A vitamina D é essencial para a mineralização do esmalte e do osso. Alguns estudos já tinham avaliado a associação entre a vitamina D e os problemas no esmalte dentário, mas nenhum estudo tinha analisado os efeitos de elevadas doses de suplementação de vitamina D na gravidez. Colocámos a hipótese de a programação no útero poder impulsionar o mecanismo de desenvolvimento na formação dos dentes. Isto nunca tinha sido estudado antes e estamos surpreendidos de a nossa hipótese se ter conformado.”

Os resultados agora publicados mostram que uma dose elevada de suplementação de vitamina D pode ajudar a reduzir os defeitos no esmalte dentário durante a infância em cerca de 50% tanto na dentição permanente como nos dentes decíduos.

Leia o estudo em detalhe aqui.