Quantcast
Saúde Oral

SPDOF realiza amanhã webinar sobre toxina botulínica

A Toxina Botulínica em DTM e DOF é o destaque do próximo webinar da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial  (SPDOF), que se realiza amanhã, dia 8 de junho, às 21h30.

A SPDOF, no seu site, informa que a toxina botulínica (BoNT) é um produto da bactéria Clostridium botulinum. O seu principal mecanismo de ação é de paralises neuromuscular, inibindo a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas colinérgicas. Esta característica da BoNT-A é amplamente utilizada em neurologia e cosmética. Porém, ao longo das últimas décadas, foi demonstrado que as funções da BoNT-A não se limitam a efeitos colinérgicos autonômicos ou relaxantes musculares, mas que também pode atuar como agente analgésico.

 

“Mais recentemente, foi revelado que esse efeito antinociceptivo começa após a entrada nas terminações nervosas sensoriais, onde esses agentes são transportados axonalmente para o sistema nervoso central, sugerindo que pelo menos parte de seu efeito analgésico pode ser de origem central. Devido ao seu efeito antinociceptivo, a BoNT-A está atualmente aprovada para o tratamento da enxaqueca crônica; no entanto, relatos de casos e experimentos pré-clínicos e clínicos que indicam seu benefício em inúmeras condições dolorosas em potencial aumentaram”, nota ainda a entidade.

Durante a conferência vai ser revisto criticamente a literatura para avaliar a eficácia da BoNT-A para o bruxismo, disfunções temporomandibulares e dor neuropática trigeminal. O orador é o cirurgião dentista Giancarlo de La Torre Canales.

 

Pode inscrever-se em: https://www.spdof.pt/toxina-botulinica-dtm-dof/

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?