Medicina Dentária

SPDOF marca congresso de 2020 e apresenta plano de formação

SPDOF marca congresso de 2020 e apresenta plano de formação

A Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF) apresentou a sua agenda de trabalhos para 2019. Além de um ‘Plano de Formação Contínua’, a organização já marcou o seu IV Congresso, que se irá realizar entre os dias 14 e 16 de maio de 2020 em Coimbra e que irá ter como tema ‘As Guidelines em DTM e DOF’.

Em comunicado, a SPDOF afirma que os seus congressos “são já uma referência no panorama nacional e internacional, dada a capacidade de promover uma partilha de conhecimento verdadeiramente interdisciplinar. Ambicionamos assim uma maior consolidação e afirmação desta dinâmica, identificada e referida como determinante pelos principais centros de estudo internacionais, cativando o interesse de mais colegas para a formação e partilha nestas áreas.”

“A SPDOF trabalhará afincadamente nos próximos dois anos para dinamizar e promover mais um evento de referência em Portugal e no estrangeiro”.

A Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial está ainda a trabalhar no seu próximo livro, uma obra que terá como objetivo “estabelecer um conjunto de orientações e guidelines baseadas na evidência científica, relativas à abordagem dos doentes com DTM, Dor Orofacial, Roncopatia e Apneia do Sono.”

‘Plano de Formação Contínua’ arranca em março

A Sociedade já definiu o ‘Plano de Formação Contínua’ para este ano. De acordo com a organização, “uma sociedade científica não se pode esgotar na realização de um congresso anual. Se assim for, a formação dos profissionais estará limitada a um tempo de contacto muito curto e que, nem sempre, permite um adequado período de reflexão sobre determinadas matérias.”

Assim, o programa de formação da SPDOF para 2019 inclui:

  • Bruxismo em crianças: quebra de paradigmas – Coimbra – 16 março;
  • Comunicação em Dor, Terapia cognitivo comportamental e Mindfulness – Lisboa – 25 de maio;
  • Ozonoterapia no contexto da Dor Orofacial e DTM – Lisboa – 5 de outubro;
  • Workshop de Cefaleias – Porto – 30 de novembro.