- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Sono em destaque no próximo ‘webinar’ da SPDOF

“Biomarcadores periféricos no diagnóstico da apneia obstrutiva do sono – Da bancada para a sociedade” é o tema do próximo webinar promovido pela Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF [1]). O seminário realiza-se no dia 13 de outubro, pelas 21h30.

A SPDOF, recorda que, de acordo com a Associação Portuguesa do Sono, 20 % dos portugueses tem dificuldade em dormir e mais de 60 % foi diagnosticado com distúrbios do sono. A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS [2]) é um dos distúrbios do sono mais comuns que, segundo a OMS, afeta cerca de 1000 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, não são conhecidos números oficiais, mas estima-se que a prevalência seja elevada.

 

A oradora é a investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), Ana Rita Álvaro. Em colaboração com o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a formadora implementou uma nova linha de investigação, conjugando a investigação fundamental e aplicada através de projetos cujos objetivos pretendem avaliar a regulação dos relógios biológicos em doentes com a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e outras doenças associadas ao envelhecimento.

A formação é destinada a médicos, médicos dentistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, psicólogos e outros profissionais de saúde (e respetivos estudantes). O evento é limitado à capacidade da plataforma Zoom, sendo que é gratuito para sócios SPDOF e 15 euros para não sócios.

 

Pode inscrever-se aqui [3].