Saúde

SNS tem novo portal ‘avaliador de sintomas’

SNS tem novo portal ‘avaliador de sintomas’

O Serviço Nacional de Saúde tem um novo portal (SNS 24) com avaliador de sintomas de doenças. De acordo com a agência Lusa, para já, este avaliador apenas funciona para gripe.

Quando estiver a funcionar em pleno, este avaliador de sintomas terá a capacidade de dar indicações a um doente ou a um cuidador depois de identificados os sintomas e variáveis como o género e a idade do paciente, histórico de doenças e se tomou ou não a vacina contra a gripe.

O portal conta ainda com informações áudio para cegos ou pessoas com dificuldades de visão, contudo, o avaliador de sintomas da gripe só pode ser consultado e preenchido por quem vê. Para além disso, a plataforma conta com informações sobre diversos temas de saúde, como alimentação, dádivas e transplantes, doenças transmissíveis e vacinação, e indicações do que fazer para, por exemplo, marcar uma consulta médica, aceder ao boletim de vacinas eletrónico ou pedir a isenção da taxa moderadora.

As pessoas com dificuldades auditivas e de fala podem registar-se num ‘chat’ a partir do qual podem aceder, por conversação escrita, ao serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento do SNS 24 em caso de dúvidas ou suspeita de doença.