Tecnologia

Smartphones podem contribuir para aumentar adesão a cuidados de higiene oral

Smartphones podem contribuir para aumentar adesão a cuidados de higiene oral

A utilização de smartphones para fins relacionados com a saúde e o bem-estar já não é uma novidade. Desde as apps que nos ajudam a meditar, às apps que nos permitem monitorizar o desempenho desportivo, a utilização de tecnologia no setor da saúde é há muito vista como uma vantagem, sobretudo para os pacientes. Um estudo agora publicado na revista British Dental Journal corrobora esta ideia e indica que os smartphones podem contribuir para aumentar a adesão a melhores práticas de higiene oral.

O estudo, conduzido por investigadores do King’s College London, envolveu cerca de 130 pacientes e indica que a utilização destes dispositivos pode levar à mudança de comportamentos, motivando o utilizador a adotar melhores práticas de higiene oral.

De acordo com os autores, “existem algumas evidências de que os smartphones são eficazes na melhoria da adesão a boas práticas de higiene oral em pacientes ortodônticos. A generalização deste estudo é, no entanto, limitada devido ao reduzido número de ensaios clínicos e ao risco de enviesamento”.

Conheça o estudo em detalhe aqui.