Saúde Oral

“Say ahhh!” é o lema para cuidar da saúde oral

“Say ahhh!” é o lema para cuidar da saúde oral

Realizou-se esta quarta-feira, 20 de março, a comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento contou com diversos testemunhos por parte de alguns médicos dentistas e professores de diferentes instituições de ensino superior de Medicina Dentária em Portugal que deram a conhecer alguns projetos desenvolvidos em prol do aumento da literacia em saúde e da maior equidade no acesso aos cuidados de saúde oral por parte dos portugueses.

O lema escolhido pela Federação Dentária Internacional (FDI) para a efeméride deste ano: “Say ahhh. Act on mouth health”, traduzido para português para “Diz ahhh, atua pela tua saúde oral” faz uma clara alusão à necessidade de cuidar da saúde oral.

Fátima Duarte, presidente da Associação Portuguesa de Higienistas Orais frisou que a saúde oral continua a ser um tema dominante na Organização Mundial da Saúde e relembrou os dados que indicam que “60 a 90% das crianças em idade escolar apresentam uma cárie dentária”. Apesar de não haver um registo fidedigno, a responsável adiantou que existem “740 higienistas orais em Portugal, 108 deles colocados no Serviço Nacional de Saúde (SNS)” acrescentando que este número “é claramente insuficiente”.