Um estudo recentemente publicado revela que as feridas da mucosa oral cicatrizam mais rapidamente do que as feridas no resto do corpo. A conclusão é de um estudo realizado por investigadores da Faculdade de Odontologia da Universidade do Chile, que conseguiram demonstrar que a saliva humana possui propriedades cicatrizantes.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores testaram uma substância chamada histatina-1, presente na saliva humana. Os resultados revelaram que esta molécula salivar promove a angiogénese, que consiste no desenvolvimento de novos vasos sanguíneos num tecido vivo.
Desta forma, a histatina-1 e a saliva aumentam a formação de vasos sanguíneos, favorecendo a cicatrização.
Os autores do estudo indicam que “estas descobertas abrem a porta para entender melhor a biologia subjacente às diferenças entre a cicatrização na mucosa oral e a cicatrização na pele”. Além disso “abrem a porta a um avanço terapêutico e talvez explique porque é que os animais, e até as crianças, lambem as suas feridas”.