Quantcast
Investigação

Sabe quais os efeitos do stresse na saúde oral?

Stresse pode afetar saúde oral

Quando o organismo suporta grandes níveis de stresse não é capaz de regenerar as células imunes necessárias para proteger o organismo das bactérias que se acumulam na cavidade oral.

De acordo com uma equipa de investigadores da Universidade de Tufts, que estudou a associação entre o stresse e a doença periodontal, quando o organismo suporta elevados níveis de stresse não é capaz de fazer frente às bactérias que se acumulam na boca.

Além disso, os cientistas asseguram que a inflamação tende a aumentar devido à tensão, permitindo que as bactérias prosperem e causem gengivite, uma das causas da doença periodontal.

O novo estudo confirma que existe de facto uma relação entre o stresse e a saúde oral e explica que a inflamação causada pelo stresse ou por qualquer outra patologia provoca danos nos sistemas do organismo.

“A hipótese de que a libertação de cortisol induzida pelo stresse provoca um estado de hiperexcitação dos mastócitos é muito plausível e deve investigar-se mais”, sugerem os cientistas.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?