Tecnologia

Robô realiza primeiro procedimento dentário sem ajuda humana

O primeiro procedimento dentário realizado por um robô sem qualquer intervenção humana aconteceu pela primeira vez na China. A máquina levou a cabo uma cirurgia para a colocação de um implante, fazendo crescer as expectativas de que a tecnologia poderá evitar erros humanos e ajudar a colmatar a falta de médicos dentistas no futuro, no país asiático.

De acordo com o jornal South China Morning Post, estiveram presentes vários médicos dentistas durante o procedimento de uma hora, que decorreu em Xian, na província de Shaanxi, mas não desempenharam um papel ativo ao longo da cirurgia.

Durante o procedimento, foram criados dois novos dentes com recurso a impressão 3D, que foram depois implantados com sucesso na boca de uma paciente.

O robô foi desenvolvido ao longo de quatro anos pela Universidade Beihang, em Pequim, e pelo Quarto Hospital Militar Médico de Estomatologia da Universidade. Apesar de ter seguido uma série de procedimentos pré-programados, a máquina revelou ser capaz de se ajustar ao movimento da paciente.

Num país em que são realizados cerca de um milhão de implantes por ano, espera-se que os robôs venham minimizar as complicações ocorridas em cirurgias de menor qualidade. Segundo o relatório da universidade, os médicos dentistas trabalham num espaço pequeno dentro da boca e com pouca visibilidade, o que muitas vezes dificulta o sucesso dos procedimentos. É esta falha que os robôs podem vir a colmatar, bem como a falta de profissionais qualificados, não só na China, mas também em Hong Kong e Singapura.

De acordo com o relatório, 400 milhões de pacientes precisam de dentes novos na China.