Investigação

Revista científica liderada por português sobe ao topo das mais influentes do mundo  

A revista International Journal of Healthcare Management (IJHM), fundada e liderada pelo português Paulo K. Moreira, subiu ao percentil mais elevado da avaliação da literatura científica. A revista é publicada pela Taylor & Francis, sediada em Oxford, no Reino Unido.

Este ranking é produzido anualmente através do sistema de monitorização de impacto científico mundial desenvolvido pela Elsevier/Scopus. O ScoreCite e fator de impacto atribuído ao IJHM é de 2,50. Os resultados foram avançados em primeira mão em comunicado enviado à redação da SAÚDE ORAL e estarão brevemente disponíveis para consulta no site da Scopus.

Na área de especialização de “Medicine: Health Policy”, estão integradas cerca de 300 revistas científicas internacionais que possuem um impacto que vai do mais baixo, de 0,1, ao top 10 da área de especialização, cujo impacto começa em 3,7. O valor de impacto do IJHM identificado em 2019 coloca a revista do especialista português no primeiro quartil, o mais prestigiado em qualquer especialidade científica e que inclui as revistas mais influentes do mundo nas suas temáticas especializadas.

Entre os temas mais importantes que o professor Paulo Moreira fomentou para publicação na sua revista científica, incluem-se estudos sobre saúde digital, gestão da qualidade em saúde, big data e robotização na saúde, fraude nos serviços de saúde, como melhorar os líderes na saúde, o desenvolvimento de serviços de saúde centrados no doente, gestão de equipas de saúde, novas alternativas de financiamento nos serviços de saúde, a internacionalização das organizações de saúde, melhoria da eficiência de sistemas de saúde, entre outros.

No dia 20 de abril, o IJHM publicou o primeiro estudo sobre Fatores de influência nas características epidemiológicas da Covid-19, da autoria de uma equipa de investigadores da Índia.

Sobre o fundador

Paulo K. Moreira, fundador e editor-in-chief do International Journal of Healthcare Management (IJHM), é um especialista com reconhecimento internacional e com larga experiência científica e executiva no setor da saúde.

Retirou-se da vida pública para se dedicar aos dois filhos em regime de família monoparental. Tem conseguido acrescentar contributos para o desenvolvimento dos sistemas de saúde pelo mundo através do crescimento do sucesso e influência da revista IJHM e de projetos vários de consultoria no setor da saúde realizados em paralelo e em países tão diversos como o Cazaquistão, Croácia, Lituânia, Hungria, Rússia, Espanha, EUA, Chipre e, desde 2014, com a China.

Em Portugal deverá lançar, brevemente, alguns projetos inovadores de formação avançada em colaboração com universidades nacionais.