Médicos Dentistas

Reino Unido tem falta de dentistas

Reino Unido tem falta de dentistas

O Reino Unido sofre neste momento de escassez de médicos dentistas e com o Brexit as perspetivas são de que o problema se venha a agravar. A conclusão é de um estudo da consultora Christie & Co., que indica que o Reino Unido conta atualmente com 41 705 médicos-dentistas registados, um dentista por cada 1600 habitantes.

No global existem 116 200 profissionais de medicina dentária registados no país, 49% dos quais assistentes dentários. 72,2% dos médicos dentistas que estão registados no Reino Unido também se formaram lá, mas 16,3% são provenientes de outros países da zona económica europeia, uma percentagem que tem vindo a cair desde 2017 e que, de acordo com o estudo, deverá sofrer novas quebras devido ao Brexit.

“Historicamente, a zona económica europeia tem sido a principal fonte de ‘abastecimento’ de profissionais do setor dentário do Reino Unido. Contudo, nos anos mais recentes, esses números aparentam estar a cair e o Brexit deverá contribuir”, refere o estudo.

O estudo revela ainda que existe uma nova tendência a emergir no setor e que pode levar a que a procura por higienistas orais cresça – o foco na prevenção. A análise pode ser lida em detalhe aqui.