- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Reino Unido: experiência piloto oferece aconselhamento dentário nas farmácias

Está a decorrer no Reino Unido uma experiência piloto que pretende oferecer aconselhamento médico dentário nas farmácias durante cinco minutos enquanto os pacientes aguardam pela chegada dos medicamentos que vão comprar.

Andrew Sturrock, responsável pelo programa, explica que o objetivo passa por ensinar os pacientes a escovar os dentes corretamente e ainda verificar se usam os produtos adequados na sua higiene oral. O responsável pela experiência piloto diz ainda que “isto começou como uma simples ideia, baseada na minha investigação para analisar o papel das farmácias das comunidades na saúde oral da população”.

“Sabemos que há pessoas que não têm dentista, que têm fobia em relação aos tratamentos dentários e que evitam os check-ups regulares. A farmácia não irá, certamente, substituir os dentistas. Isto é apenas oferecer algum aconselhamento básico sobre saúde e colocar os pacientes na direção correta”, acrescenta.

Com cerca de 1000 pacientes já impactados por esta experiência piloto, os responsáveis dizem que 72% dos pacientes revelaram ter melhorado os seus conhecimentos sobre saúde, com 66% a referir que irá mudar os seus hábitos.