Investigação

Qual o impacto da anestesia geral em crianças durante procedimentos dentários? Novo estudo responde

Qual o impacto da anestesia geral em crianças durante procedimentos dentários? Novo estudo responde

Em 2016, a Food and Drug Administration (FDA), autoridade norte-americana responsável pela autorização e comercialização de medicamentos, emitiu um documento em que alertava para os perigos da anestesia geral ou sedação em crianças com menos de três anos. De acordo com a organização, “a exposição a sedativos ou a anestesia em crianças pequenas poderá afetar o desenvolvimento cerebral”, especialmente se por períodos de tempo superiores a três horas.

Um estudo agora publicado na revista científica Anesthesia Progress fez uma análise a 3661 casos de procedimentos dentários pediátricos, com recurso a anestesia geral, em clínicas privadas, durante um ano, e revela que 9,6% destes casos foram realizados com recurso a anestesia geral (351 casos).

As crianças nos casos identificados foram divididas por grupos etários – 46 com menos de três anos de idade; 216 com idades entre os três e os seis anos de idade; e 89 com idades entre os seis e os 13 anos de idade. A análise inclui a monitorização de dados como a altura, o peso, o género e IMC de cada indivíduo.

Os resultados mostram que a média de tempo de anestesia era de 1,77 horas e que a média de número de dentes tratados era de nove em todos os grupos etários. Por outro lado, o tempo de recuperação variou entre os 25 e os 65 minutos, independentemente da idade do paciente.

Para além disso, o estudo conclui que existiu uma taxa de complicações de quatro pacientes no total dos 351 submetidos a anestesia geral (1,1%), sendo que todas as complicações foram consideradas facilmente tratáveis e não severas.

Importa também referir que, na análise realizada neste estudo, 13,1% dos pacientes eram crianças com menos de três anos de idade submetidas a anestesia geral, contudo, nenhuma destas experienciou tempos de sedação prolongadas (mais de três horas) ou sofreu complicações severas.