Investigação

Qual a ligação entre as doenças da gengiva e a inflamação da próstata?

Os tratamentos periodontais podem ajudar a reduzir os sintomas de inflamação da próstata. A conclusão é de um estudo recentemente publicado, que indica que existe uma ligação entre as doenças da gengiva e a inflamação da próstata.

O estudo incluiu 27 homens, com 21 anos ou mais, com prostatite e doença da gengiva moderada ou severa. Os participantes foram submetidos a tratamentos periodontais e demonstraram melhoras significativas nas gengivas entre quatro a oito semanas depois de iniciarem os tratamentos.

Apesar de não terem sido sujeitos a tratamentos para a prostatite, os sintomas da doença melhoraram depois dos tratamentos periodontais.

“Este estudo demonstra que se tratarmos as doenças da gengiva conseguimos melhorar os sintomas de prostatite e a qualidade de vida daqueles que sofrem da doença”, refere Nabil Bissada, um dos responsáveis pelo estudo.

O investigador quer agora tornar os tratamentos periodontais comuns para pacientes que sofram de doenças da próstata, assim como os check-ups dentários já são comuns para pessoas submetidas a cirurgias cardíacas ou em grávidas.