- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Projeto ´Cascais a Sorrir´ pretende melhorar a condição de saúde oral da população do concelho

O projeto “Cascais a Sorrir”, promovido pela Organização Não Governamental Mundo a Sorrir, foi um dos projetos distinguidos pelo programa Portugal Inovação Social, na categoria de “Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)”. A iniciativa visa promover a qualidade de vida dos cidadãos socioeconomicamente mais vulneráveis do concelho de Cascais.

Em comunicado enviado às redações, a Mundo a Sorrir explica que o projeto “assenta no reconhecimento da educação e promoção da saúde oral como estratégia fundamental para a equidade e coesão social e para a melhoria da qualidade de vida, e da saúde em geral, das populações mais vulneráveis”.

As atividades da iniciativa “Cascais a Sorrir” estão organizadas “de acordo com o contexto social onde se encontra cada grupo-alvo, tendo um foco prioritário na educação para a saúde oral em meio escolar e em instituições de intervenção social”, lê-se no mesmo comunicado.

Segundo a OND, a intervenção em contexto escolar pretende envolver 37 escolas do pré-escolar e primeiro ciclo da rede pública do município de Cascais, contando com a participação de 2 125 crianças entre os 3 e os 8 anos, 638 encarregados de educação e 170 professores.

Quanto à intervenção nas instituições sociais, a organização espera envolver 68 instituições, 425 pessoas desempregadas, 43 portadores de incapacidade física/cognitiva e 213 idosos e 153 profissionais das instituições sociais que beneficiam do projeto.

A par disso, a iniciativa irá realizar oficinas sobre saúde oral, dirigidas a professores e profissionais das instituições de intervenção social de cada grupo-alvo, com o intuito de “reforçar a capacitação na área da saúde oral, hábitos de higiene e patologias orais associadas”.