Médicos Dentistas

Programa que coloca dentistas no SNS alargado na região Norte

Programa que coloca dentistas no SNS alargado na região Norte

O programa do Governo que tem vindo a colocar médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi recentemente alargado para os centros de saúde de Santa Marta de Penaguião, Ribeira de Pena e Vale de Cambra, no Norte do país, revelou na passada semana a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Norte, com este alargamento os serviços de saúde oral passam a estar disponíveis junto das equipas de saúde familiar, ajudando as famílias a “evitar deslocações desnecessárias, dispendiosas, especialmente para as pessoas mais carenciadas, e penosas para as pessoas de idade mais avançada e/ou mais vulneráveis”.

O Governo estabeleceu “como prioridade expandir e melhorar a capacidade de resposta da rede dos cuidados de saúde primários, designadamente, pela via da ampliação da cobertura do Serviço Nacional de Saúde na área da saúde oral”.

A experiência piloto de integração de cuidados de saúde oral nos centros de saúde começou em 2016 em 13 centros de saúde desde então já foi alargada a 66 gabinetes de saúde oral em todo o país.