Saúde Oral

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em consulta pública

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em consulta pública

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) de 2019 está disponível no website da Direção-Geral de Saúde (DGS) para consulta pública. O documento reúne as medidas a desenvolver para prevenir e tratar as doenças orais da população, em Portugal, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Assim, até ao próximo dia 1 de agosto, todos os portugueses podem consultar o documento e remeter as suas sugestões através do e-mail pnpso-audicaopublica2019@dgs.min-saude.pt.

O PNPSO para 2019 assume o objetivo de reduzir a prevalência das doenças orais através da prevenção, destacando o impacto de medidas já implementadas, como o cheque-dentista. Entre as metas estabelecidas estão objetivos como aumentar o número de crianças e jovens a efetuar a escovagem dos dentes, aumentar o número de utentes que realizam a escovagem dos dentes pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite, antes de deitar, e que utilizam fio ou fita dentária ou outro meio de remoção de placa bacteriana.

Além disso, o programa estabelece objetivos como aumentar o número de jardins de infância e de escolas que realizam atividades de promoção da saúde oral junto da comunidade educativa no âmbito do projeto SOBE+, aumentar o número de crianças livres de cáries aos seis anos de idade, aumentar o número de crianças com dentes selados aos 12 anos, aumentar o número de jovens sem lesões de cárie aos 18 anos.

De resto, o programa prevê, ainda, o reforço de medidas que permitam aumentar a confiança dos utentes nos cuidados de saúde oral prestados no âmbito do PNPSO, nomeadamente através do incremento do número de planos de tratamento concluídos e da promoção do cumprimento do número de dias para obtenção de resultado anatomopatológico após realização de biópsia, assim como o aumento da percentagem de concelhos que possuem, pelo menos, um consultório de medicina dentária nos centros de saúde.

Consulte aqui o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral para 2019.