Saúde

Profissionais pedem “ecossistema colaborativo” entre diferentes áreas da saúde para reforçar prevenção

Profissionais pedem “ecossistema colaborativo” entre diferentes áreas da saúde para reforçar prevenção

No final de 2018, vários académicos, estudantes e profissionais de saúde de áreas como a medicina dentária, a medicina e a medicina veterinária juntaram-se para debater novas abordagens para a educação em cada uma destas áreas e o desenvolvimento de um “ecossistema mais colaborativo” entre profissionais de várias áreas da saúde.

De acordo com o Dental Tribune, os profissionais defenderam a necessidade de trabalharem juntos para criarem um conceito ‘One Health’ que promova a colaboração interdisciplinar desde a formação até à prática profissional.

Os profissionais querem juntar médicos, médicos dentistas, osteopatas, veterinários, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde para trabalharem na melhoria de cada uma destas áreas de forma colaborativa.

Marco Landi, Presidente do Conselho de Dentistas Europeu (CED), defendeu durante o evento que “apesar do conceito ‘One Health’ estar a ganhar reconhecimento na Europa, a sua aplicação na educação mantém-se insatisfatória. Reconhecemos que, pelo bem das práticas de prevenção, a cooperação em investigação, tratamento da doença e combate contra a resistência antimicrobiana é essencial”.

“Reconhecemos que na prática, na educação e nos sistemas de saúde em muitos países europeus ainda existe falta de visão e pode haver um certo nível de desconfiança e até falta de compreensão para o que estamos a tentar atingir, nomeadamente entre dentistas. Esperamos que eventos como o ‘One Health’ [que vai decorrer em Paris, a 18 e 19 de julho] ajudem a clarificar os nossos objetivos e as razões por detrás”, acrescentou.