Investigação

Porque falham os implantes? Estudo aponta razões

Porque falham os implantes? Estudo aponta razões

São uma opção de tratamento cada vez mais comum em pacientes edêntulos e apesar da elevada taxa de sucesso, como em qualquer procedimento médico, existe sempre o risco de complicações. Falamos dos implantes dentários, o alvo de uma investigação recentemente publicada por investigadores da Universidade de Zurique que acreditam ter descoberto o que leva à falha dos implantes.

Uma das principais descobertas dos investigadores é que a falha precoce e a falha tardia dos implantes dentários parecem ter motivos diferentes. No caso da falha tardia, os implantes são, regra geral, mais difíceis de remover, diz o estudo.

No âmbito da pesquisa, os investigadores fizeram uma revisão de 28 estudos científicos que avaliaram a taxa de falha de implantes de titânio, técnicas de remoção de implantes e de reinserção em locais onde os implantes já tinham falhado previamente.

Entre algumas das causas apontadas para a falha de implantes estão fatores biológicos, como a peri-implantite ou a manutenção da osseointegração, fatores ‘mecânicos’, como as fraturas dos implantes, ou erros médicos na colocação, como o sobreaquecimento do osso.

Conheça o estudo em detalhe aqui.