Quantcast
Eventos

“Pandemia trouxe incerteza e mais ansiedade”

Teresa Espassandim webinar

Os efeitos psicossociais associados ao exercício profissional foram o ponto de partida para um ciclo de seminários online organizados pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que decorrem entre novembro e dezembro. O primeiro webinar, dedicado à “Saúde Psicológica nos Locais de Trabalho”, resultou de uma parceria entre a OMD e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

A sessão – dinamizada por Teresa Espassandim, membro executivo da direção da OPP, e moderada pela psicóloga Cláudia Fernandes – promoveu o debate e o esclarecimento dos fatores de risco que interferem na qualidade de vida dos profissionais.

A oradora lembrou que, antes da pandemia de covid-19, as estatísticas mostravam que um em cada cinco portugueses tem um problema de saúde psicológico e um em cada três está relacionado com o contexto laboral. No entanto, a pandemia veio ampliar estes problemas: “trouxe incerteza e mais ansiedade”, responsáveis por um maior desgaste cognitivo, emocional e físico.

Teresa Espassandim explicou que, quando os fatores de risco não são avaliados e prevenidos, contribuem para um menor desempenho, menos produtividade e falta de motivação, o que conduz ao aumento de erros e acidentes, pelo que aconselhou os participantes a estarem mais vigilantes e atentos aos sintomas de fadiga provocados pela pandemia.

Em nota publicada no site da OMD, a instituição refere que o primeiro webinar “foi muito participativo, com uma audiência de quase 400 pessoas”. A transmissão decorreu em simultâneo no canal do Youtube da OMD e através da plataforma Zoom, estando agora disponível para visualização aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?