Saúde Oral

Pacientes oncológicos: quais os cuidados de saúde oral necessários?

Pacientes oncológicos: quais os cuidados de saúde oral necessários?

Nos pacientes oncológicos, os cuidados de saúde oral são extremamente importantes. A publicação brasileira A Critica publica esta semana um artigo em que explica porque é que os pacientes oncológicos têm maiores probabilidades de desenvolver lesões dentárias e que tipo de tratamentos devem procurar no pré, pós e durante os tratamentos oncológicos.

“Ao ser diagnosticado com cancro, o paciente deve realizar uma avaliação com o dentista antes de iniciar o tratamento. O profissional será responsável por elaborar um plano de tratamento e fazer recomendações quanto à higiene oral para melhor controlo de possíveis lesões”, refere a publicação.

De acordo com a publicação, esta consulta é fundamental para eliminar a existência de qualquer infeção ou doença periodontal, uma vez que assim que se inicia a quimioterapia ou radioterapia o sistema imunitário fica mais debilitado, podendo ocorrer um agravamento da situação.

Por outro lado, quando se iniciam os tratamentos oncológicos podem ocorrer problemas como mucosite oral, que frequentemente se manifesta na forma de feridas semelhantes a aftas e que podem ser bastante dolorosas para o paciente, afetando, em alguns casos, a capacidade de mastigação.

Além disso, os pacientes submetidos a radioterapia podem apresentar problemas como subprodução de saliva, acabando por desenvolver problemas orais como a xerostomia.