- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Pacientes com periodontite têm maior risco de sofrer AVC

Os pacientes com periodontite têm maior risco de vir a sofrer de um acidente vascular cerebral (AVC), indicou um estudo da Oral Health Foundation.

Publicado em novembro na revista científica [1]Vascular Health and Risk Management, o estudo, uma revisão sistemática, confirmou que a inflamação nas gengivas provoca mudanças na forma como o oxigénio e o sangue fluem para o cérebro, aumentando assim o risco de AVC.

Segundo a Oral Health Foundation, a manutenção de uma boa saúde oral é importante para a prevenção da periodontite e de outras complicações de saúde.

Citado pelo Dental Tribune, Nigel Carter, diretor-geral da Oral Health Foundation, explicou que a doença das gengivas “é incrivelmente comum e a maioria das pessoas vai sofrer da doença durante a sua vida”. O diretor-geral acrescentou ainda que a periodontite é uma das principais causas para a perda de dentes na idade adulta e que está ligada a outras patologias, como a doença cardíaca, demência ou diabetes.

A prevalência da periodontite, bem como a sua severidade, aumentam com a idade, e a condição costuma ser mais grave em fumadores e mais comum em diabéticos.

De acordo com dados da Sociedade Portuguesa do AVC, Portugal é o país da Europa Ocidental com maior taxa de mortalidade causada por AVC. Por hora, três portugueses sofrem um acidente vascular cerebral, sendo que uma delas não sobrevive.

Ainda este mês, a Federação Europeia de Periodontologia apresentou novas diretrizes [2] para o tratamento da periodontite.