Medicina Dentária

Os 4 maiores desafios da Odontologia

Os 4 maiores desafios da Odontologia

Número elevado de médicos dentistas e pouco poder de compra da população, restrições à publicidade ou falta de conhecimentos de gestão para gerir o próprio negócio. As principais dificuldades com que se deparam os médicos dentistas portugueses são idênticas aos profissionais de outros países. O site brasileiro Globo foi ouvir os médicos dentistas para saber quais os maiores desafios da profissão em 2019. Conheça-os.

Mais oferta que procura

Centros urbanos com clínicas dentárias a cada esquina e milhares de profissionais a entrar no mercado de trabalho todos os anos. Este é um dos desafios mais mencionados pelos profissionais do setor.

O que fazer: “Mais do que se preocupar com a captação de clientes e com o mercado de trabalho, quem atua na área da saúde deve ter as atenções viradas para o seu principal propósito: os pacientes”.

Restrições na Publicidade

Em 2015 entrou em vigor o decreto-lei que estabelece o regime jurídico para a publicidade em saúde que, além de proibir a utilização dos termos ‘check-ups grátis’, ‘branqueamentos gratuitos’, ‘diagnósticos sem encargos’, ‘tratamentos com desconto’ ou ‘dispositivos em promoção’, prevê coimas que variam entre os 250 e os 44 mil euros para quem não respeitar as regras.

O que fazer: Um desafio para as clínicas dentárias que precisam de estudar a legislação para perceber qual a melhor forma de anunciar os seus serviços sem ‘transgredir’.

Dr. Google

Os médicos dentistas inquiridos pelo site brasileiro dizem que os avanços na comunicação vieram criar um problema para todos os profissionais de saúde. “O autodiagnóstico, feito pela Internet, faz com que as pessoas não procurem dentistas e médicos em alguns tipos de patologias”.

O que fazer: Os médicos dentistas, e os profissionais de saúde, no geral, devem procurar oferecer informação de qualidade para contornar o excesso de ‘desinformação’ que circula na Internet.

Falta de conhecimentos de gestão

Os profissionais de saúde não têm formação em áreas como o Marketing ou a Gestão, mas a menos que trabalhe para uma empresa de terceiros, esses são conhecimentos que lhe farão falta ao longo do percurso profissional.

O que fazer: Procurar profissionais especializados na gestão do negócio ou inscrever-se no Dentalbizz, o evento anual de gestão para médicos dentistas organizado pela revista Saúde Oral.