- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Ortodontia e cirurgia plástica para equilibrar simetria facial

Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial, destacou as vantagens de aliar a Ortodontia à cirurgia plástica para “garantir” equilíbrio e simetria facial.

A mentoplastia é uma técnica cirúrgica utilizada para reposicionar o queixo, também denominado mento, que pode ser combinada com o tratamento ortodôntico, refere o clínico. O queixo é considerado um dos principais pontos da estética facial e fundamental para manter a harmonia do rosto, junto com a boca, os dentes, o nariz, os olhos e a testa. “Se sua posição for mais avançada ou retraída pode comprometer o equilíbrio facial, além de prejudicar a saúde causando problemas de mastigação, dores e influenciando a respiração”, esclarece Köhler.

 

O primeiro passo no diagnóstico do paciente é verificar a posição das arcadas dentárias e a oclusão – modo como a boca se fecha, tendo em conta a maneira como os dentes superiores e inferiores se encaixam. “O tratamento ortodôntico deve ser feito antes da cirurgia. Os dentes influenciam a posição dos lábios e estes determinam a posição do queixo. Por isso é essencial corrigir as anomalias dentofaciais”, destaca o ortodontista.

Os resultados da mentoplastia são considerados estáveis e previsíveis e a técnica pode ser realizada em conjunto com a cirurgia ortognática. Estes dois procedimentos, associados aos tratamentos ortodônticos, proporcionam resultados visíveis que integram toda a face. “Após a realização da mentoplastia, pode ser necessário fazer a finalização do tratamento ortodôntico”, conclui Köhler.