Congresso da OMD

Ordem dos Médicos Dentistas diz que congresso de 2018 foi “o maior de sempre”

Ordem dos Médicos Dentistas diz que congresso de 2018 foi “o maior de sempre”

6798: é este o número que marca aquele é considerado pela Ordem dos Médicos Dentistas o seu “maior congresso” de sempre. Na passada semana, a OMD reuniu na Exponor milhares de congressistas que assistiram a dezenas de conferências e participaram em vários cursos ‘hands on’.

Numa nota enviada às redações, a organização revela ainda que passaram pela Expodentária mais de 5000 visitantes por dia, num total de 15 mil visitante e numa edição que contou com 139 expositores, distribuídos por 507 stands.

Pedro Pires, coordenador da Expodentária, salienta “que foi um ano absolutamente excecional, foi o maior Congresso de sempre, nunca tivemos tantos participantes, o que mostra que a nossa profissão está unida, motivada e determinada a enfrentar os muitos desafios da medicina dentária”.

A nova secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, marcou presença na iniciativa e reafirmou o compromisso do Governo com a área da saúde oral, garantido que “há um grande empenho na manutenção da saúde oral da população no contexto do SNS”.

Questionada na cerimónia pelo bastonário da OMD sobre a criação da carreira de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde, Raquel Duarte, referiu que “não somos alheios quanto à vossa expectativa quanto à criação de uma carreira no SNS, quero deixar-vos a garantia de que o projeto do diploma para a criação de uma carreira na administração pública está a ser analisado, não está esquecido. Este Ministério mantém a firme convicção que é fundamental valorizar os profissionais de saúde, por isso contamos também com o vosso trabalho e empenho para que tenhamos cada vez mais médicos dentistas integrados no Programa de Promoção de Saúde Oral em todas as suas vertentes, no sentido de darem resposta às necessidades da população”.