médicos dentistas

Operado rapaz de sete anos com 526 dentes

Uma dentição adulta normal tem 32 dentes, mas, na Índia, um rapaz de sete anos teve recentemente de ser submetido a uma cirurgia depois de os médicos descobrirem que este tinha 526 dentes.

A criança, que se queixava de dores e apresentava edema facial, foi submetida a um raio-X no hospital indiano de Saveetha, em Chennai, altura em que os médicos descobriram uma bolsa no maxilar inferior repleta de dentes, um problema conhecido como odontoma composto.

“Os dentes tinham dimensões diferentes, variando entre o mais pequeno, com 0,1 mm, e o maior, com 3 mm. Tinham uma pequena coroa, esmalte e uma pequena raiz”, disse Pratibha Ramani, chefe do departamento de patologia oral e maxilofacial do Hospital de Saveetha, onde decorreu a cirurgia, ao jornal britânico Guardian. A intervenção, segundo a mesma fonte, demorou duas horas e decorreu no mês passado.

“Tivemos de perfurar por cima [do maxilar inferior], fazer uma janela e remover a bolsa”, explicou a cirurgiã, acrescentando que, apesar do grande número de dentes, a criança não tinha muitas dores e acabou por ter alta hospitalar uns dias depois.

Este não é o primeiro caso insólito de odontoma composto, uma espécie de tumor benigno. A condição pode ser causada por fatores genéticos ou ambientais. Apesar da sua raridade, em 2014 foi identificado outro caso: um rapaz de 17 anos, em Mumbai, também na Índia, a quem os médicos dentistas removeram 232 dentes após sete horas de intervenção.