As Jornadas da Primavera, organizadas pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), regressam após um interregno de três anos. O Conselho Diretivo da OMD, em coordenação com o Centro de Formação Contínua, agenda a edição de 2023 entre 21 e 23 de abril.
Ultrapassadas as limitações da pandemia, a OMD retoma a realização das jornadas com o objetivo de “recuperar as aprendizagens e reaproximar os médicos dentistas”, pode ler-se em nota no site.
Pela primeira vez, as jornadas são descentralizadas e atravessa-se o Oceano Atlântico, rumo à Ilha de São Miguel, no Hotel Verde Mar & SPA. A aposta na Região Autónoma dos Açores visa aproximar os eventos presenciais da OMD dos médicos dentistas que vivem fora de Portugal continental. Desta forma, a organização espera uma enorme afluência dos profissionais que residem e trabalham nas nove ilhas do arquipélago.
Através de um programa multidisciplinar, o encontro é ministrado por três formadores. Especialista em Odontopediatria e pós-graduada pela New York University, Maria Teresa Xavier é a responsável pelo módulo “Protocolo CAMBRA”, que marca o primeiro dia das jornadas.
“Regeneração de tecidos moles na Implantologia” é o módulo a cargo do formador em Cirurgia Plástica Periodontal e Implantologia Avançada e médico dentista pela FMDUP, Paulo Alexandre Carvalho.
O último dia do evento marca o debate do tema “Restauração de dentes posteriores: limites, desafios e dicas práticas” pelo responsável clínico da Pós-Graduação em Dentisteria Adesiva do Instituto Universitário de Ciências da Saúde e pós-graduado em Patologia Experimental, Rui Isidro Falacho.