Quantcast
OMD

OMD e ANEMD defendem qualidade do ensino superior da medicina dentária

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) assinaram um protocolo de cooperação para a defesa da qualidade do ensino superior da medicina dentária.

O protocolo dá origem ao “Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentária”, uma plataforma para debater o ensino da medicina dentária em Portugal, como pilar do presente e do futuro da classe profissional.

“A nova plataforma visa promover e orientar atividades de reflexão e discussão para a promoção das condições do ensino superior na área da medicina dentária, na defesa da sua qualidade, definindo as condições técnicas para uma adequada formação dos estudantes, condicente às realidades e circunstâncias da profissão num futuro próximo”, pode ler-se em nota publicada no site da OMD.

De acordo com a OMD, as duas instituições comprometem-se a realizar um balanço do processo de implementação da Declaração de Bolonha, em particular no que respeita a uma reestruturação curricular do atual ciclo de estudos do mestrado integrado.

No fórum será feita uma reflexão sobre a formação pós-graduada e sobre aspetos da titulação profissional, designadamente a atribuição dos títulos de especialidades da medicina dentária, a par da nova atribuição legal que permite conferência socioprofissional de competências setoriais da medicina dentária. Será analisada, ainda, a empregabilidade dos médicos dentistas em Portugal.

A OMD e a ANEMD querem interagir com os diversos decisores e reguladores, de modo a promover a participação na política nacional do sistema de ensino superior para garantir a melhor prestação de cuidados de saúde e saúde oral por profissionais altamente qualificados.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?