Médicos dentistas

OMD cria grupo de acompanhamento do Covid-19

Grupo vai informar médicos dentistas sobre evolução do vírus e planos de contingência

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) anunciou hoje a criação de um grupo de acompanhamento para seguir a evolução do Covid-19 em Portugal.

O grupo é liderado pelo médico dentista Paulo Ribeiro de Melo, presidente do Conselho-Geral da OMD, e tem como missão disponibilizar informação e emitir recomendações, permanecendo atento aos desenvolvimentos de forma a manter atualizados os médicos dentistas.

A informação vai estar disponível no site e nas redes sociais da OMD, Facebook, Instagram e LinkedIn, sendo atualizada sempre que se justificar.

Paulo Ribeiro de Melo

“Tendo em conta a especificidade da medicina dentária, decidimos criar este grupo de acompanhamento para manter todos os colegas informados sobre a evolução da situação e também das melhores práticas a adotar para evitar o contágio. Sendo verdade que o exercício da medicina dentária já obriga a medidas de controlo e higiene muito exigentes, nesta altura é aconselhável redobrar os cuidados”, afirmou Paulo Ribeiro de Melo.

Da informação já disponibilizada, o líder do grupo de acompanhamento da OMD salienta o modelo elaborado pela Ordem para servir de guia para um plano de contingência em qualquer clínica ou consultório de medicina dentária. “Foi construído com base nas orientações emitidas pela Direção-Geral de Saúde para as empresas adotarem um plano de contingência”, garantiu.

Entre as principais recomendações de prevenção para a prática da medicina dentária estão o uso de máscaras com válvula FFP2 (ou a troca a cada duas horas das máscaras habituais para evitar a perda de eficácia), o reforço do uso de batas, luvas e proteção ocular e a limpeza e desinfeção de todas as superfícies e ambiente de trabalho imediatamente após cada consulta.