OMD

OMD adere ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

OMD adere ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

A Ordem dos Médicos Dentistas aderiu ao Compromisso Lisboa Capital Verde 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e integrado no Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia e na Rede C40 Cities. Além de mais de 200 empresas, a iniciativa conta com quatro ordens profissionais entre os signatários.

Na sequência da assinatura deste compromisso, a OMD propõe a implementação de sete medidas na delegação de Lisboa, em prol de uma cidade mais sustentável. As medidas visam “a instalação de iluminação LED em todo o espaço, a eliminação de plásticos de utilização única (em particular, a substituição de garrafas de água de plástico por garrafas de vidro), o aumento do envio de resíduos para reciclagem (reciclar em dobro), a implementação de soluções para reutilizar água, a instalação de equipamentos redutores nas torneiras e autoclismos, a promoção do uso de veículos elétricos, e a divulgação dos materiais desta iniciativa junto dos colaboradores e associados”, lê-se no site da ordem. Estas medidas serão implementadas durante a próxima década.

De acordo com Sofia Arantes e Oliveira, representante da Região Sul no Conselho Diretivo da OMD, que rubricou o documento a 29 de janeiro, este desafio surge “na sequência dos contactos da OMD com a Câmara Municipal de Lisboa, aquando a realização do 28.º Congresso, em novembro passado”.