Tecnologia

Odontologia lidera aposta na impressão 3D

Odontologia lidera aposta na impressão 3D

O mercado global da impressão 3D deverá valer cerca de 25,7 mil milhões de dólares até 2030, uma aposta que deverá ser liderada pelos setores da odontologia e da medicina, revela um estudo recentemente publicado. Este número é corroborado pela SmarTech Publishing, que no início deste ano previa que até ao ano de 2027, o mercado de impressão 3D na medicina dentária valesse cerca de 9,5 mil milhões de dólares.

Agora, de acordo com portal espanhol Odontologos.mx, o setor da tecnologia média será aquele que mais impulsionará o crescimento das tecnologias de impressão 3D, prevendo-se que este desenvolvimento aconteça em duas fases: a reinvenção de produtos já existentes, até 2020; e o surgimento de materiais cada vez mais inovadores e metodologias de impressão otimizadas.

A publicação explica que esta evolução deverá ser especialmente relevante no mercado da medicina dentária, com cada vez mais empresas e investigadores da área a verem potencial para esta tecnologia na reinvenção de próteses dentárias, aparelhos ortodônticos e implantes dentários.

A provar esta evolução, recentemente um robot implantou, pela primeira vez, dentes impressos em 3D na boca de um paciente, conta a publicação. Também na International Dental Show (IDS), que se realiza em março de 2019, em Colónia, na Alemanha, estas tecnologias estarão em grande destaque, à semelhança do que já aconteceu em anteriores edições.

A edição do próximo ano terá maior espaço de exposição face às anteriores edições e será a “mais diversa”, contando com mais produtos, desenvolvimentos e tendências do setor. arkus Heibach, Executive Director da Association of German Dental Manufacturers (VDDI), e um dos responsáveis pelo evento, sublinha que “a IDS 2019 irá apresentar os mais recentes desenvolvimentos em materiais e procedimentos, bem como novas oportunidades para que os médicos dentistas e técnicos de prótese dentária possam, de forma otimizada, trabalhar em conjunto. Aqui os sistemas digitais, as ferramentas de planeamento, as diferentes opções de produção e a sua aplicação podem ser experienciadas de perto e com uma diversidade que não pode ser encontrada em mais nenhum lado.”