Quantcast
 

NYU College of Dentistry: 1.8 milhões de dólares para identificar riscos das cáries na infância

NYU College of Dentistry: 1.8 milhões de dólares para identificar riscos das cáries na infância

O professor de Cariologia, Page W. Caufield, da New York University College of Dentistry’s, recebeu uma doação de 1.83 milhões de dólares do National Institute of Dental and Craniofacial Research (NIDCR, na sigla em inglês), para identificar os grupos de risco de cárie na infância, uma doença capaz de destruir a maioria dos dentes até aos seis anos. A notícia foi divulgada, no dia 24 de Março, no site “Medical News Today”, a partir do press release emitido pela “New York University College of Dentistry’s”.

A doação vai permitir, à equipa de Caufield, a criação um perfil genético de Streptoccocus, uma potente bactéria que provoca cáries e que, de forma desproporcional, afecta crianças de grupos socioeconómicos mais baixos.
«Através do perfil, iremos descobrir as diferenças genéticas entre doenças virais causadoras de estirpes de S. mutans e aquelas estirpes que encontramos em crianças que não possuem cáries dentárias», explicou Caufield, no press release.
Numa fase anterior da investigação, financiada, também, pelo NIDCR, Page Caufield e a sua equipa descobriram que as mães transmitem S. mutans aos seus bebés, um processo que se acredita ocorrer quando o bebé passa através do canal de parto e entra em contacto com bactérias transitárias, situadas, originalmente, na cavidade oral da mãe. Este estudo permitiu identificar sequências de genes de S. mutans comuns a 50 crianças hispânicas, da cidade de Nova Iorque, com graves cáries dentárias.
Com esta doação monetária, a equipa pode vir, assim, a avaliar se aquelas sequências de genes podem, de forma fiável, prever a doença num grupo de 300 crianças de diversas raças e etnias. Esta descoberta espera-se, também, vir a ser importante no desenvolvimento de um teste de diagnóstico. Administrado por médicos dentistas, este teria como objectivo identificar as crianças em risco, para que medidas preventivas possam vir a ser tomadas.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?